George Lucas comentou a cena final de Star Wars - A Ameaça Fantasma em um extra do DVD do filme, dizendo que pode ter "ido longe demais". Para o diretor, que foi amplamente criticado pelo Episódio I, a sequência final tem alguns problemas.
Ao se aproximar do fim, o filme mostra Anakin no espaço, Jar Jar Binks em batalha, Padme se infiltrando em Naboo e a batalha entre Darth Maul, Qui-Gon Jinn e Obi-Wan Kenobi. Sobre a finalização, Lucas disse: "É ousado em termos de empurrar as pessoas para cada lado. Talvez eu tenha ido longe demais em alguns aspectos".
Ele continua: "Me intriga muito. Eu pensei muito sobre isso, e a dificuldade é que você não pode retirar nenhuma das partes, porque cada uma delas te leva para o próximo lugar. E você não pode pular, porque senão se perde".
O editor do filme Ben Burtt complementa o comentário de Lucas: "Em um espaço de quase 90 segundos você passa pelo lamento da morte de um herói para o alívio cômico da Jar Jar até o retorno de Anakin. É um tempo muito curto". [via CB]
Leia mais sobre Star Wars