A Marvel Comics prometia contar na nova HQ de Star Wars estrelada por Darth Vader como o lorde sith ganhou seu sabre de luz, e a primeira edição não apenas mostra o processo como explica por que os sabres dos sith são vermelhos.
Cada sabre utiliza um cristal ou uma combinação deles para gerar sua lâmina, e a variação de cores resulta disso. Cada aprendiz de jedi sai à caça de cristais para construir seu próprio sabre, num desafio de formação. O que os sith fazem é tomar os sabres dos jedi - nas palavras de Palpatine - e "fazer os cristais sangrar".
Um sith não pode, explica o imperador a Darth Vader na história, que se passa imediatamente após A Vingança dos Sith, escolher um sabre ou receber um de boa vontade, é preciso tomá-lo à força. Como os cristais kyber, de que são feitos os sabres, são considerados cristais vivos, esse ato violento pode "traumatizar" o cristal, que já estava ligado a um jedi. Daí a cor vermelha que o sabre adquire depois.
A edição mostra a destruição de diversos sabres de luz, como parte do expurgo que exterminou os cavaleiros. Vader entende na edição que precisa caçar um jedi e tomar um sabre para si, e a jornada para conseguir sua própria arma deve continuar nas edições seguintes.
Charles Soule escreve a nova série, que ele diz ser o "Ano Um" de Vader, em entrevista ao IGN. A trama inclusive começa com o "Não!" que Vader grita ao descobrir que Padmé morreu no parto. "Pegamos a partir desse ponto e vemos Vader se ajustando a essa realidade. Ele aprende a se tornar mais máquina do que homem", diz Soule.
Giuseppe Camuncoli desenha a série. A fase anterior da série se passava entre os episódios IV e V - leia nossa crítica.