Apesar de focar grande parte de sua trama em sistemas e personagens normalmente marginalizados pela saga principal de Star Wars, a série The Mandalorian nunca teve vergonha de referenciar a vasta galáxia criada por George Lucas. Em sua segunda temporada, no entanto, a produção da Disney+ mergulhou de cabeça no universo que a originou e resgatou alguns personagens adorados pelo público.
- Será que os Jedi podem aparecer em The Mandalorian?
- The Mandalorian ressuscita um dos conceitos mais polêmicos de Star Wars
De caçadores de recompensa a herdeiros de importantes clãs mandalorianos, confira abaixo os principais retornos mostrados na produção criada por Jon Favreau.
Bo-Katan e os Nite Owls
Lucasfilm/Divulgação
Líder da revolução de Mandalore e responsável por unir os clãs de mandalorianos em Star Wars: A Guerra dos Clones, Bo-Katan retornou no terceiro episódio da segunda temporada de The Mandalorian, novamente vivida por Katee Sackhoff. Buscando recuperar o Sabre Sombrio roubado por Moff Gideon (Giancarlo Esposito) no Grande Expurgo de Mandalore, a líder dos Nite Owls faz a ponte entre os acontecimentos que transformaram o destino do povo de Din Djarin (Pedro Pascal) e colocaram ela e sua equipe em rota de colisão com as facções remanescentes do Império. Na série, ela também traz mais informações sobre o planeta do protagonista e mostra que existe diferenças de crenças entre os mandalorianos.
Boba Fett
Lucasfilm/Divulgação
Considerado a única luz na vastidão de trevas que foi o infame especial de Natal de Star Wars produzido em 1978, Boba Fett estreou oficialmente em uma animação e, desde então, não sai do imaginário dos fãs da saga. Embora suas participações nos filmes não tenham sido extensas, o caçador de recompensas era tema constante das histórias licenciadas conhecidas como Universo Expandido, hoje chamadas pela Disney de Star Wars Legends. Visto pela última vez sendo devorado por um Sarlacc em Tatooine, Fett reapareceu em uma brevíssima cena no primeiro episódio do segundo ano de The Mandalorian, vivido por Temuera Morrison. Mais velho, o responsável por vender Han Solo para Jabba apareceu nas dunas do planeta desértico, usando roupas e armas que indicam uma nova vida nômade e longe dos confrontos espaciais.
O Clã Vizla
Lucasfilm/Divulgação
Por mais que esse retorno não seja tão explícito quanto os anteriores, o Clã Vizla, um dos mais importantes da história dos mandalorianos, foi uma adição muito celebrada pelos fãs na primeira temporada de The Mandalorian. Primeiro mandaloriano a entrar para a Ordem Jedi, Tarre Vizla foi o criador do Sabre Sombrio, que se tornou símbolo de poder e liderança em Mandalore. Durante a Guerra dos Clones, Pre Vizla desafiou o regime pacifista instaurado no planeta e buscou recuperar a alma guerreira de seu povo. Por fim, Paz Vizla desafiou Din Djarin em Navarro logo depois de o personagem de Pascal entregar o Yodinha ao oficial do Império vivido por Werner Herzog.
Bônus: Ahsoka Tano
Lucasfilm/Divulgação
Desde o final da primeira temporada de The Mandalorian tem se especulado sobre uma aparição de Ahsoka Tano, ex-padawan de Anakin Skywalker. A possibilidade da aparição da guerreira na série se tornou ainda mais provável em março, quando um rumor apontou Rosario Dawson como a atriz responsável por interpretar a personagem.
A aparição de Ahsoka, que caiu nas graças dos fãs após suas aparições nas animações Guerra dos Clones e Rebels, pode ter sido confirmada nesta segunda temporada: no terceiro capítulo, Bo-Katan diz para Din Djarin procurar pela ex-aprendiz de Anakin. Já o quinto episódio, que chega ao streaming nesta sexta-feira (27), se chamará “The Jedi”, fazendo os espectadores apostarem em um grande “vem aí”.