HQ/Livros

Notícia

Novos 52 | George Pérez diz que queria sair da série do Superman o mais rápido possível

Quadrinista diz que seus roteiros eram alterados constantemente

26.06.2012, às 12H31.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H46

"Agradeço a quem gostou do meu primeiro arco em Superman. O que vocês leram, eu não sei", declarou George Pérez durante a Superman Celebration, evento que aconteceu no início de junho na cidade de Metropolis, Illinois. Pérez roteirizou a série titular do Homem de Aço no reboot dos Novos 52 - justamente o que começa a sair no Brasil agora - e abandonou-a após seis edições.

Não foi uma experiência agradável. Ele conta que disse a seu substituto, Keith Giffen: "Quero sair de Superman o mais rápido possível".

Os problemas, segundo Pérez, tiveram a ver com interferência editorial e desorganização por parte da DC Comics. Os editores haviam solicitado que ele reinventasse Superman da mesma forma que fizera com a Mulher-Maravilha nos anos 80. Após entregar os roteiros, porém, vinham diversas solicitações de mudanças, de editores que, segundo o escritor, mudavam de ideia com frequência.

Para suas últimas edições, Pérez diz que teve que avisar aos editores: "Tomem, esse é meu roteiro. Se quiserem mudar, a prerrogativa é de vocês, não me digam nada. Não me peçam para editar, não me peçam para corrigir, porque eu não quero mexer numa coisa que vocês também vão mudar se não gostarem". O autor só garante que não teve nada a ver com Dan DiDio, co-publisher da DC e famoso por pedir revisões de roteiro.

O agravante para o autor foi não ter sido informado de que Grant Morrison assumiria a outra série de Superman, Action Comics, nem que o colega escreveria histórias que se passam cinco anos antes das suas - muito menos quais seriam as tramas e como elas afetariam Superman. "Putz, mas os Kents estão vivos? Qual é a relação dele com esses personagens? Quem existe?", perguntava-se Pérez.

Depois de algumas edições com Keith Giffen e Dan Jurgens no comando, Superman terá a nova dupla Scott Lobdell e Kenneth Rocafort a partir da edição 0, em setembro. George Pérez continua colaborando com a DC, sendo um dos desenhistas da série World's Finest.

Leia mais sobre George Pérez
Leia mais sobre a DC Comics

superman