Embora não tão conhecidos pelo público brasileiro, o SOJA – sigla para Soldiers of Jah Army – teve uma recepção generosa neste primeiro dia de SWU 2011 Em clima de boa vontade, uma massa enorme de pessoas lotava a plateia do palco "Consciência" e acompanhava com passos de dança e aplausos o reggae do grupo norte-americano. A atmosfera positiva, quase hippie, do festival parece ter colaborada para a disposição das pessoas em ouvir coisas novas.
soja
soja
soja
Com uma formação clássica de bandas de reggae, o SOJA apresentou-se munido dos integrantes Jacob Hemphill (vocal e guitarra), Bob Jefferson (baixo), Ryan Berty (bateria), Ken Brownell (percussão) e Patrick O'Shea (teclado), acompanhados por saxofone e trompete. Porém, mesmo com uma sonoridade tradicional, a banda deixa claros seus matizes próprios, em especial na interação que consegue com o público.
Durante um dos solos de metal, um estilingue gigante foi armado com camisetas atiradas aos espectadores. Didático, Hemphill ensinou ao público o refrão de "I Don’t Wanna Wait", um dos hits da banda, e as respostas positivas causavam sorrisos incessantes no vocalista. Em outro momento de conexão, durante "True Love", as primeiras gotas de chuva começavam a cair e os últimos raios de sol repousavam sobre o palco. O olhar contemplativo de Jacob Hemphill provocou uma corrente de aplausos espontâneos, que receberam a conclusão elogiosa do vocalista: "Vocês realmente sabem como fazer-nos sentir bem".
Leia mais sobre SWU 2011
Fotos: Marcos Hermes e Ricardo Ferreira