A protagonista do primeiro filme de O Homem nas Trevas, Jane Levy, não foi chamada para a sequência, mas diz que teria recusado se tivesse recebido o convite. A informação foi compartilhada pela própria atriz, em resposta a um depoimento peculiar do diretor do longa original, Fede Álvarez.
Em entrevistas de divulgação de O Homem nas Trevas 2, Álvarez, que escreveu o roteiro do novo filme, disse que a atriz não parecia feliz nas filmagens em 2016. Questionado sobre o motivo da ausência da protagonista, o cineasta explicou [via SR]:
"Quando filmamos esse filme, não vi ela feliz. Eu acho que ela dá 200% todo dia, e estes filmes são muito exaustivos. Eu não teria feito isso com ela [...] em geral, atores que passam por isso - e levam a sério - passam por um inferno".
Continuando, Álvarez enfatizou não ter convidado a atriz: "Talvez, se eu tivesse pedido, ela tivesse dito sim. Eu duvido, mas se tivesse, eu teria me sentido mal. Não quereria fazer isso com ninguém".
Pouco após a publicação da entrevista, a própria Levy se pronunciou, visivelmente incomodada com a decisão do agora produtor da sequência. No Twitter, a atriz escreveu:
"Eu não queria falar sobre isso, mas parece um pouco estranho.. ter pessoas decidindo "o melhor" para mim sem me perguntar o que eu penso ou quero? Fede Álvarez está certo, no entanto. Eu não gostaria de fazer O Homem nas Trevas 2. Mas não porque eu sou comprometida demais como atriz LOL".
Levy, que também trabalhou com Álvarez no remake de A Morte do Demônio, arrematou questionando a produção: "Talvez nós devessemos perguntar por que estes filmes são feitos de uma maneira em que seus diretores se opõe a chamar atores comprometidos? De qualquer modo, boa sorte ao novo elenco".
Atualmente, Levy é mais conhecida como a protagonista de Zoey e a Sua Fantástica Playlist. O Homem nas Trevas 2, por sua vez, criou controvérsias após o lançamento de seu primeiro trailer, que parece colocar o vilão do primeiro filme, Norman Nordstrom (Stephen Lang), no papel de herói.
O resultado poderá ser conferido nos cinemas, quando o filme estrear em 13 de agosto.