Desde que o novo game da série The Witcher ganhou seu primeiro trailer, durante o The Game Awards 2024, alguns fãs da franquia tem respondido à escolha de Ciri como protagonista com críticas e dúvidas. Para tranquilizar os mais aflitos, o Diretor de Narrativa do jogo, Philipp Weber, falou sobre a escolha e rebateu algumas das críticas que recebeu da comunidade, em entrevista ao Eurogamer:
"Acho que há muitas preocupações e respostas muito válidas, porque muitas delas vêm da paixão, e muitas dessas perguntas também são perguntas que fizemos a nós mesmos. Então, novamente, reafirmamos que estamos comprometidos com o lore, o cânone dos livros de Andrzej Sapkowski e dos três jogos anteriores de The Witcher, e queremos levar isso a sério, respeitando-o. Todas as respostas que queremos dar em The Witcher 4 estão alinhadas com essa postura. Não estamos inventando coisas de repente só porque queremos. Realmente queremos tratar essas questões com seriedade.
Então, entendo perfeitamente se algumas pessoas gostariam de jogar mais um jogo com Geralt - e posso dizer por mim mesmo que poderia fazer jogos sobre Geralt até o dia da minha morte e morreria feliz. Mas, para mim e para todos nós [na CD Projekt Red], também é muito empolgante ver todas as oportunidades que Ciri nos traz, tanto pelo caráter dela quanto pelo que podemos fazer com ela em termos de jogabilidade. Acho que a melhor resposta para as pessoas que estão preocupadas agora é mostrar, quando estivermos prontos, que estamos fazendo isso de maneira bem feita e cuidadosa. E espero que possamos convencê-las com o próprio jogo, porque ações falam mais alto que palavras".
- The Witcher 4 | Geralt ainda terá participações, diz estúdio
- The Witcher 3 quase teve missão com Geralt no mundo de Cyberpunk 2077
- The Witcher 4 está em produção total, anuncia CD Projekt
Para salientar ainda mais a confiança do estúdio nas escolhas criativas do time de desenvolvimento, o diretor de The Witcher 4, Sebastian Kalemba, relembrou do carinho que todos tem com a franquia e que, assim como quem comenta, também são gamers:
"Além disso, lembrem-se de que não somos apenas desenvolvedores, mas também gamers, certo? Começamos a explorar um segundo protagonista já em The Wild Hunt, então isso já foi um prenúncio. Estamos comprometidos em garantir que essas decisões sejam muito bem fundamentadas. Como o Philip já disse, acreditamos que temos uma história incrível para contar com Ciri, e ela merece isso".
Por enquanto, o trailer, única peça visual que temos do game, é apenas em CGI e não mostra trechos da jogabilidade, mas já dá uma ideia do que podemos esperar.
- The Game Awards 2024 | Veja os jogos que foram esnobados nas indicações
- The Game Awards 2024 | Onde jogar os indicados a GOTY
- The Game Awards 2024 | As surpresas entre os indicados deste ano
- Confira os games com mais indicações no The Game Awards 2024
Na prévia vemos um Bruxo espreitando uma cerimônia local, que depois é revelado como Ciri, co-protagonista de The Witcher 3. Ciri tenta acompanhar a jovem resgatada do ritual e lida com criaturas sinistras.
Ao final da prévia temos o nome oficial do jogo: The Witcher 4, ainda sem subtítulo.
O game ainda não tem previsão de lançamento e nem plataformas anunciadas.