[Atenção: como o próprio título sugere, a lista a seguir contém spoilers de Venom: Tempo de Carnificina]
Tom Hardy está de volta ao papel de Eddie Brock em Venom: Tempo de Carnificina e, embora a sequência esteja nas mãos de um novo diretor, o Andy Serkis, uma coisa se manteve do filme original: há numerosos easter eggs e referências espalhados por toda a trama. Confira as principais delas a seguir:
- Crítica: Venom - Tempo de Carnificina desperdiça potencial e se acomoda na autoironia
- Novo inimigo vem aí? Entenda o final de Venom: Tempo de Carnificina
- Entenda a cena pós-crédito
Stan Lee
Venom: Tempo de Carnificina/Sony Pictures/Reprodução
Como é costumeiro nas produções baseadas em quadrinhos da Marvel, Stan Lee aparece como um easter egg. Dessa vez, ele estampa uma capa de revista que está à venda na loja da Sra. Chen (Peggy Lu). Mas essa os fãs mais atentos já tinham reparado no primeiro trailer, né?
Mutante?
Venom: Tempo de Carnificina/Sony Pictures/Reprodução
No flashback em que conhecemos o início da história de amor entre Cletus Kasady (Woody Harrelson) e Shriek (Naomie Harris), a jovem menciona que a "mutação" dela está piorando e, por isso, vão transferi-la para outra instituição. De fato, nos quadrinhos, a vilã é uma mutante e suas habilidades incluem não apenas a manipulação de som, mas também voar e mexer com a emoção das pessoas.
St. Estes
Neste momento também se nota outro easter egg, o orfanato St. Estes -- mas com um twist. Enquanto o filme o batiza de “Lar das Crianças Indesejadas”, as publicações originais o chamavam de “Lar para Garotos”.
Um Tira da Pesada
Paramount Pictures/Divulgação
A jaqueta que Eddie Brock (Tom Hardy) usa durante boa parte do filme é praticamente uma cópia da que Eddie Murphy vestiu na comédia Um Tira da Pesada.
Carnificina no vitral
Marvel Comics/Reprodução
A batalha final entre Venom/Eddie Brock e Carnificina/Cletus Kasady acontece em uma catedral, o cenário perfeito para recriar uma das capas de A Teia do Venom: O Culto do Carnificina, como o filme de fato faz.
Protetor Letal
Marvel Comics/Reprodução
Essa referência definitivamente não passará despercebida, quer você seja um fã ferrenho ou não, porque Venom e Eddie Brock discutem se usarão o título “Protetor Letal” ao menos umas cinco vezes no filme. O nome surgiu em uma minissérie dos anos 1990, que foi uma das grandes obras-base do primeiro filme. São nessas HQs que começam a tratar Venom como uma espécie de anti-herói.
Ravencroft
Venom: Tempo de Carnificina/Sony Pictures/Reprodução
Outra referência já exibida nos trailers, Ravencroft é uma instituição que lida com criminosos dotados de habilidades especiais, como é o caso de Shriek no filme. Tempo de Carnificina faz aceno até a uma das psiquiatras dos quadrinhos, a Dra. Camille Pazzo, interpretada por Sian Webber.
Origem do Teioso
Venom: Tempo de Carnificina/Sony Pictures/Reprodução
Enquanto Cletus Kasady escreve para Eddie Brock sobre sua história, uma aranha sobe na mesa. É uma piscadela para a origem do Homem-Aranha, que é mordido pelo aracnídeo e ganha habilidades especiais -- mas, aqui, Kasady a mata.
Sonny e Cher
Você reparou nos nomes que o Venom deu para suas galinhas de estimação? Pois é, parece que o simbionte é fã da dupla pop, responsável por canções como "I Got You Babe" e "Little Man".
“Another One Bites the Dust”
Venom também faz referência ao clássico do Queen quando vai trocar de hospedeiro na divertida cena da festa. Sim, antes de abandonar um pobre corpo para trás, o simbionte brinca que “mais um bateu as botas”.
Miguel de Cervantes
Chega a ser curioso como Venom, um filme completamente sem vergonha de ser bobo, arruma tempo para falar sobre o clássico da literatura espanhola, Dom Quixote de la Mancha. Depois de brigar com o simbionte, Eddie Brock deixa Cher e Sonny diante da estátua de Miguel de Cervantes. Mais tarde, ele volta para o mesmo local acompanhado de Venom e compara o bromance deles com a relação do cavaleiro sonhador e seu fiel companheiro, Sancho Pança.
Red Wedding
Game of Thrones/HBO/Reprodução
Cletus Kasady e Shriek falam sobre se casar desde a juventude, e em Venom: Tempo de Carnificina eles tentam oficializar a união. O casal apelida o casório de “red wedding”, um aceno ao terrível massacre orquestrado por Lannisters, Freys e Boltons contra os Starks em Game of Thrones -- e a confirmação dos planos que eles têm para seus convidados.
Pat Mulligan
Venom: Tempo de Carnificina/Sony Pictures/Reprodução
O detetive Mulligan (Stephen Graham) é outro easter egg. Além de ser um personagem retirado direto dos quadrinhos, a menção mais clara ao seu passado nos gibis da Marvel é sua cena final em Tempo de Carnificina, quando seus olhos ficam de um azul monstruoso. Isso porque Mulligan é o primeiro hospedeiro do Toxina, o simbionte que nasce do Carnificina. Será que vem aí?
Clarim Diário (e mais!)
Homem-Aranha: Longe de Casa/Sony Pictures/Reprodução
A cena pós-crédito é também uma grande referência. Neste momento, Eddie Brock e Venom assistem a uma edição do Clarim Diário, apresentada por ninguém menos que J. Jonah Jameson (J.K. Simmons). A notícia em questão é ainda mais relevante para os fãs do Teioso: Peter Parker (Tom Holland) é o Homem-Aranha.