HQ/Livros

Notícia

HQs mais vendidas | Vingadores vs. X-Men acaba com hegemonia da DC

E The Walking Dead não para de render

10.04.2012, às 16H46.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H48

Depois de seis meses em que Justice League foi consistentemente a revista número um no mercado de HQs dos EUA, a Marvel Comics conseguiu recuperar a primeira posição no ranking - mas só porque usou todas suas armas, com Vingadores vs. X-Men. É o que revelam os números de pedidos à Diamond Comics, com análise do site ICV2.

Vingadores vs. X-Men

Janeiro e fevereiro foram os meses de dominância DC no Top 10. Em março, a Marvel conseguiu três posições: incluindo as duas primeiras, com Avengers vs. X-Men #1 (que passou dos 200 mil exemplares) e Avengers vs. X-Men #0. Avengers Assemble #1, a nova série diretamente ligada ao filme dos Vingadores, ficou em quinto lugar. Justice League #7, que está em terceiro, é a primeira edição da série sem o desenhista Jim Lee.

Mas analistas estão dizendo que a Marvel usou uma estratégia enganadora: enviou às lojas exemplares extras, sem custo, dos dois números de Avengers vs. X-Men, o que aumenta o número de pedidos sem representar lucro para a editora. Além disso, Avengers vs. X-Men #1 só podia ser vendida na primeira semana de abril.

De qualquer forma, mesmo que os números estejam a favor da Marvel - a editora ficou com 36,21% da arrecadação do mercado, contra 30,95¨% da DC -, a DC está diminuindo a diferença também nestes percentuais. A briga continua acirrada.

Alheio às duas grandes, The Walking Dead continua absolutamente forte nas coletâneas e graphic novels. Não teve lançamento algum nessa categoria em março, mas mesmo assim a primeira coletânea da série foi a mais pedida do mês. Com o final da segunda temporada do seriado, os lojistas estão estocando os 15 volumes que a série já rendeu lá fora - fora as outras opções de coletâneas.

Em meio a concorrências e sucessos, o mercado teve uma queda pequena, de 1,18%, em relação a março do ano passado (que teve cinco quartas-feiras de lançamentos). Mas o ICV2 diz que o primeiro trimestre foi promissor: 15,85% de aumento na venda de séries, 8,39% em coletâneas e graphic novels - média de 13,42% no geral.

Revistas mensais mais vendidasGraphic novels e coletâneas mais vendidas