Música

Artigo

Vingadores: Guerra Infinita | Marvel renova tema clássico no primeiro trailer; entenda

Trailer traz tema de Vingadores soando como nunca

29.11.2017, às 16H01.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H47

Em 2016, um vídeo do canal Every Frame a Painting no YouTube viralizou com a tese de que a Marvel não arrisca em trilhas sonoras (leia mais aqui). O crítico defendia que as músicas que embalam os personagens são escolhas não apenas óbvias mas esquecíveis, que têm como função principal facilitar a percepção para o telespectador do que ele deveria sentir em cada momento. Além disso, o estúdio é frequentemente criticado por não criar uma uniformidade musical em seu universo cinematográfico.

É seguro presumir que a Marvel tem conhecimento dessa crítica, e possivelmente tem buscado um jeito de se livrar dessa reputação. Desde então, nós vimos Thor: Ragnarok inovando com a trilha sonora composta por Mark Mothersbaugh, e para Pantera Negra a Marvel chamou o novato Ludwig Göransson, conhecido e premiado pela trilha de Creed. Não tivemos nenhuma pista do trabalho do compositor até agora, mas a busca por um nome novo e diferente já é o suficiente para imaginar que a trilha apresente algo distinto do que ouvimos anteriormente.

Curiosamente, o trailer de Vingadores: Guerra Infinita que saiu hoje, e jogou a internet de pernas para o ar, não inovou na escolha. Pelo contrário: trouxe o tema clássico dos Vingadores de Alan Silvestri, de 2012. A diferença no novo trailer foi que desta vez não só a música se encaixou perfeitamente como chamou muita atenção: passou longe de ser esquecível. O som é uma afirmação de que o nome não precisa ser novo para que as composições sejam melhor aproveitadas. 

Guerra Infinita trará de volta ao universo da Marvel o compositor de 2012. Escalado pela primeira vez em Capitão América - O Primeiro Vingador, Silvestri foi o primeiro nome a ser chamado de volta pela Marvel, assinando também Os Vingadores, de 2012. Foi aí que ele criou o tema que ouvimos hoje. Desde então, estava afastado do estúdio, até ser chamado para Vingadores: Guerra Infinita

A música ganhou um grave mais profundo e épico, e uma direção ao crescimento bem lentamente marcada. O tema de 2012 foi retrabalhado para ficar mais dramático e mais sombrio, tom que funcionou muito bem para criar o sentido de um perigo maior: a necessidade de reunir tantos nomes para salvar o mundo precisava de um tema com maior grandiosidade, mas não necessariamente novo. 

Pode ser que o arrepio de Peter Parker tenha influenciado, mas o desenvolvimento da música de Silvestri é inegavelmente excitante e inédito. O retorno do compositor na produção indica que o estúdio está ligado nos críticos e busca sim uma identidade fixa. No trailer novo, a Marvel diz duas coisas ao mesmo tempo: que suas trilhas têm qualidade, e que o seu uso pode ganhar frescor e identidade ao ser inovado.

Vingadores: Guerra Infinita chega em 26 de abril de 2018 e Vingadores 4 tem estreia marcada para 2 de maio de 2019.

Leia mais sobre Vingadores: Guerra Infinita