Nesta semana foram divulgados os indicados ao Oscar 2018 - confira a lista - e, para entrar no clima, separamos 13 filmes vencedores do prêmio em anos anteriores para conferir na Netflix:
Boyhood - Da Infância à Juventude
(IFC Productions/Divulgação)
Lançado em 2014, o longa de Richard Linklater conta a história do personagem Mason, interpretado durante anos por Ellar Coltrane. O filme foi indicado em seus categorias do Oscar 2015 e venceu Melhor Atriz Coadjuvante para Patricia Arquette, que faz a mãe do garoto.
A Grande Aposta
(Plan B/Divulgação)
O longa conta a história da crise do mercado imobiliário que estourou nos EUA em 2008. Indicado a cinco categorias do Oscar 2016, o longa faturou a de Melhor Roteiro Adaptado.
Moonlight - Sob a Luz do Luar
(A24/Divulgação)
O filme foi o centro da polêmica em 2017, quando o prêmio de Melhor Filme foi entregue de forma errada para La La Land. Além desse prêmio máximo, o filme sobre a vida de um jovem negro e gay foi premiado em Melhor Ator Coadjuvante, para Mahershala Ali e Melhor Roteiro Adaptado.
12 Anos de Escravidão
(Regency/Divulgação)
Chiwetel Ejiofor protagoniza o filme sobre o homem livre que é vendido para a escravidão. Indicada em 9 categorias do Oscar 2014, a produção ganhou três, incluindo Melhor Filme e Melhor Atriz Coadjuvante, para Lupita Nyong’o.
Onde os Fracos Não Têm Vez
(Miramax/Divulgação)
O longa de 2007 de Ethan e Joel Coen levou oito indicações ao Oscar e venceu 4, incluindo Melhor Direção para a dupla e Melhor Filme. O filme mostra como Llewelyn Moss (Josh Brolin) é caçado por um assassino e um xerife após encontrar o dinheiro de uma venda de drogas.
O Discurso do Rei
(The Weinstein Company/Divulgação)
Colin Firth é o Rei George VI, que precisa assumir seu posto, mas tem um problema na fala. Sua esposa Elizabeth (Helena Bonham Carter) contrata o fonoaudiólogo Lionel (Geoffrey Rush) e os dois desenvolvem uma grande amizade. De suas 12 indicações ao Oscar 2011, venceu quatro, incluindo Melhor Direção e Melhor Filme.
Gênio Indomável
(Miramax/Divulgação)
Com Robin Williams, Matt Damon e Ben Affleck, o filme de 1997 ganhou os Oscars de Melhor Ator Coadjuvante para Williams e Melhor Roteiro Original, para Damon e Affleck. O zelador Will (Damon) tem talento para a matemática, mas precisa de ajuda para encontrar direção em sua vida.
Um Estranho no Ninho
(Fantasy Films/Divulgação)
O clássico de 1975 tem Jack Nicholson como Randall, que vai para uma clínica psiquiátrica após sair da prisão. Ele lidera os pacientes contra a administração opressiva da enfermeira Ratched (Louise Fletcher). Indicado em nove categorias do Oscar, levou cinco: Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Diretor (Milos Forman), Melhor Ator (Nicholson) e Melhor Atriz (Fletcher).
O Artista
(Studio 37/Divulgação)
O longa produzido na França, Alemanha e Bélgica é uma homenagem ao cinema, mostrando a difícil transição de um ator do cinema mundo para o falado. Venceu cinco Oscars em 2012, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor, para Michel Hazanavicius e Melhor Ator (Jean Dujardin). A produção deve deixar o catálogo da Netflix em 1 de fevereiro.
Whiplash - Em Busca da Perfeição
(Blumhouse/Divulgação)
Damien Chazelle escreve e dirige o filme sobre o jovem baterista Andrew (Miles Teller), que precisa lidar com o difícil mentor Fletcher (J.K. Simmons). Indicado a cinco Oscars em 2015, venceu o de Melhor Ator Coadjuvante (Simmons), Melhor Edição e Melhor Mixagem de Som.
Amy
(Film4/Divulgação)
Na categoria de documentários, Amy venceu em 2016 ao contar a história de vida e a carreira de Amy Winehouse. A produção deve sair da Netflix em 1 de fevereiro.
Preciosa: Uma História de Esperança
(Lionsgate/Divulgação)
Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Atriz Coadjuvante (Mo’Nique), o filme de 2009 conta a história forte de Preciosa, uma adolescente que já sofreu diversos abusos, está grávida de seu segundo filho, mas tem a oportunidade de mudar de vida em uma nova escola.
Pulp Fiction - Tempo de Violência
(Miramax/Divulgação)
O clássico de 1994 de Quentin Tarantino venceu o Oscar de Melhor Roteiro Original. O filme mostra como os caminhos de vários criminosos se cruzam em três histórias diferentes. Há ainda a clássica cena de dança entre Uma Thurman e John Travolta.