Símbolos e seus significados são parte essencial da comunicação humana e contribuem para a nossa compreensão sobre nós mesmos e sobre o coletivo. O estudo desses elementos e seus significados vai de placas de trânsito à simbolos religiosos, fazendo parte do nosso cotidiano.
Porém, muitas vezes não percebemos a importância disso tudo. Ao ver um anime, por exemplo, é comum não entendermos todas as referências culturais, políticas e individuais que os autores colocam nas obras.
Por isso o tema do vídeo de hoje é Símbolos nos Animes, pra mostrar pra vocês que a inspiração para muitas das obras que amamos vem de referências históricas que nos trouxeram até os dias atuais, mas que muitas vezes não conhecemos a origem ou significado.
Lembrando, antes de tudo, que um vídeo ou textos curtos não conseguem resumir o valor histórico e cultural desses símbolos, nós apenas apresentamos eles aqui pra vocês como curiosidade.
Chakras
Segundo filosofias orientais, como o hinduísmo e o budismo, os chakras são centros de energia que regem a nossa estabilidade física, intelectual, emocional e espiritual.
Cada um dos 7 chakras principais também possui uma cor, um elemento e uma função e podemos ver a influência disso em Naruto como a essência da força dos personagens, que canalizam o chakra como uma energia que é materializada em suas habilidades.
Dá pra perceber que um desses chakras prevalece em Naruto, o chakra 3. O Manipura Chakra, o chakra do Plexo solar, que fica no umbigo, justamente onde fica o símbolo do selo da Kyuubi.
A influência desse símbolo está nas cores e poderes usados pelo Naruto quando ele consegue controlar o poder da Kyuubi. O chakra tem como representante a cor AMARELA e o elemento FOGO e é exatamente assim que o Naruto se apresenta nesse momento.
Então dá pra ver que o autor respeitou bem os elementos dos chakras não só como fonte de poder mas na construção do personagem em diversos elementos também.
Para conhecer mais símbolos como PENTAGRAMA e TAROT em animes como CARD CAPTOR SAKURA, KUROSHITSUJI E HELLSING, assista o vídeo completo acima.