10 bons animes para adultos de verdade

Créditos da imagem: Kotaro Vai Morar Sozinho/Uramichi Oniisan/Montagem/Reprodução

Mangás e Animes

Lista

10 bons animes para adultos de verdade

Quem gosta de sangue e violência é adolescente, adulto gosta mesmo é de anime com crise existencial e empregos insalubres

Omelete
8 min de leitura
05.10.2022, às 14H08.

Uma das coisas mais legais da indústria cultural do anime é a variedade de histórias. Além das tramas feitas para agradar adolescentes, há também espaço para aquelas narrativas mais adultas, sobre assuntos que muito interessam às pessoas acima de 18 anos.

Os jovens até acham que os animes mais atraentes para os adultos são aquelas fantasias medievais com muito sexo ou então uma distopia com mortes impactantes, mas estão errados. Nessa lista teremos 10 animes que vão atrair apenas o público adulto, com obras sobre pessoas frustradas com seus trabalhos, relacionamentos falidos e muita conta para pagar no final do mês.

Vamos à lista!

Aggretsuko (Aggressive Retsuko)

Reprodução

Ambientado em um escritório como qualquer outro, o anime Aggretsuko conta a história de Retsuko, uma panda-vermelha que sofre diariamente com o emprego abusivo, colegas de trabalho malditos e uma vida amorosa em frangalhos. O visual fofinho e a escolha por termos animais como protagonistas foi apenas um “truque” para amenizar uma história bem pesada.

As situações enfrentadas por Retsuko no escritório fariam qualquer Ministério do Trabalho ficar de cabelos em pé e seriam assunto para anos de tratamento psicológico e psiquiátrico. Inclusive, caso esteja passando por fortes estresses emocionais em seu ambiente de trabalho, ou se a vida adulta estiver um pouco pesada nos últimos tempos, cuidado pois Aggretsuko pode te incomodar um pouco.

Criada pela Sanrio, a mesma empresa responsável pela mascote Hello Kitty, Aggretsuko tem uma energia bem diferente da gata sem boca. Enquanto esta é para todos os públicos, a panda-vermelha que canta Death Metal no karaokê é uma franquia destinada ao público adulto, até pela identificação com as situações de exploração no ambiente de trabalho e na dificuldade de se manter relações com outras pessoas.

Aggretsuko está disponível na Netflix, com legenda e dublagem em português.

Life Lessons with Uramichi-Oniisan (Uramichi Onii-san)

Reprodução

Life Lessons with Uramichi-Oniisan é um dos melhores animes para os adultos e eu posso provar isso. O protagonista é Uramichi, um rapaz formado em Educação Física que trabalha como apresentador de um programa infantil. Infelizmente nem tudo é perfeito na vida da nossa Xuxa da maromba, pois Uramichi sofre de depressão e um cansaço causado pelo trabalho estafante. Com isso, de vez em quando ele começa a entregar algumas “verdades” para as crianças de seu trabalho, como o fato que nem sempre os sonhos delas se tornarão realidade.

Como até já comentamos em outra matéria, enquanto alguns animes focam em apenas um personagem entristecido com a vida adulta, em Life Lessons with Uramichi-Oniisan temos toda a equipe do programa passando por seus próprios problemas. O anime é temperado por relacionamentos frustrados, falta de expectativa profissional e jobs dos mais ofensivos, como uma vez em que gravaram um clipe de verão (com sunga e tudo) na praia em pleno inverno.

Com apenas 13 episódios, Uramichi te fará rir de nervoso e refletir sobre sua própria vida. Life Lessons with Uramichi-Oniisan está disponível na Crunchyroll, com legenda e dublagem em português. Inclusive com uma adaptação perfeita, pois o protagonista é chamado pelas crianças de “tio Uramichi”.

Kotaro Vai Morar Sozinho (Kotaro wa Hitori Gurashi)

Reprodução

Nem sempre precisamos de um protagonista adulto para nos identificarmos com os perrengues da vida. Em Kotaro Vai Morar Sozinho o protagonista da vez é o jovem Kotaru, um garoto de quatro anos de idade que, como o próprio título já entrega, vai morar sozinho em um prédio simples no Japão. Para resolver os problemas típicos da vida adulta, o garoto conta com a ajuda de seus vizinhos desajustados.

Kotaro Vai Morar Sozinho está longe de ser uma série de humor para te deixar feliz. Embora ela até te conquiste com piadas envolvendo Kotaro resolvendo problemas, aos poucos vamos nos aprofundando nos personagens e entrando em contato com dramas muito pesados. Não é a primeira vez que recomendamos este anime, mas deixe para assistir quando estiver muito bem de saúde mental!

Kotaro Vai Morar Sozinho está disponível na Netflix, com legenda e dublagem.

ABCiee Working Diary (Abciee Shuugyou Nikki)

Reprodução

Ao contrário do que os mais novos imaginam, trabalhar com o que você gosta não é fácil. ABCiee Working Diary é sobre o dia a dia de ABCiee, um jovem cujo sonho era trabalhar em uma emissora de televisão. Ele finalmente consegue realizar seu sonho, mas aí chega a vida adulta com um monte de pepino para resolver nessa empresa.

Embora seja uma emissora de TV, o trabalho de ABCiee tem todos os elementos de qualquer outra empresa. Ele precisa lidar com guerras de egos entre artistas, ordens absurdas dos chefes e tarefas bem distantes do "glamour" de uma televisão, como carregar marmitas e pilhas de papel. ABCiee Working Diary é mais um daqueles animes curtinhos de comédia, então é muito fácil maratonar seus 12 episódios.

ABCiee Working Diary está disponível na Crunchyroll com legenda em português.

Wotakoi: Love is Hard for Otaku (Wotaku ni Koi wa Muzukashii)

Reprodução

O amor já é algo muito complicado, imagina ainda se você é um adulto otaku. Wotakoi é uma clássica comédia romântica de escritório, com a diferença de que seus personagens são todos geek, sendo fãs de anime, mangá, videogames, cosplay etc. A história é tudo o que amamos ver em filmes protagonizados pela Drew Barrymore: Narumi começa a trabalhar como secretária de uma empresa e reencontra um amigo de infância, Hirotaka, e a partir daí acompanhamos o amor nascendo.

Durante o anime vamos acompanhando pessoas fãs dos mais variados nichos, como a protagonista Narumi que é fã de boys love (quadrinhos de romances entre homens) e Hirotaka sendo aficionado por videogames. É muito divertido a forma como Wotakoi retrata o meio nerd e as referências a hábitos e produtos tão comuns no nicho, gera muita identificação. Para ficar mais perfeito, falta só os produtores anunciarem uma segunda temporada.

Wotakoi está disponível no Prime Video com legenda em português.

With a Dog and a Cat Everyday is Fun (Inu to Neko Docchimo Katteru to Mainichi Tanoshii)

Reprodução

Nem só de trabalho é feita a vida do jovem adulto, ele também precisa de um momento de afeto em sua casa. Em With a Dog and a Cat Everyday is Fun acompanhamos o dia a dia da protagonista que precisa domar seus dois mascotes, um cachorro alegre e bobo e um gato com forte inclinação sociopata. Ainda que seja uma série de comédia, a autora sabe colocar momentos de fortes emoções quando a personagem principal relembra seu antigo mascote que já se foi. Um anime obrigatório para quem se encanta por bichinhos, um nicho que contempla quase 90% da internet..

Originalmente um mangá criado por Hidekichi Matsumoto, a obra foi adaptada para um anime curtinho muito gostoso de assistir. Cada episódio tem duração de cinco minutos, então é como se assistíssemos a várias esquetes envolvendo o dia a dia com esses dois animais. Um dos destaques é Tomokazu Sugita (o Gyomei Himejima de Demon Slayer) o artista de voz chamado para dar voz ao gato rabugento, responsável por deixar o personagem ainda mais adorável.

With a Dog and a Cat Everyday is Fun tem 24 episódios e é possível assistir na Crunchyroll com legenda em português.

My Senpai Is Annoying (Senpai ga Uzai Kōhai no Hanashi)

Reprodução

My Senpai is Annoying é mais um desses "animes de firma" e aqui acompanhamos Futaba, uma assalariada baixinha funcionária de um típico escritório japonês. Durante o dia a dia ela sempre está em meio às brincadeiras de Harumi Takeda, um gigantão que também é seu veterano. E, claro, como era esperado, os dois nutrem uma paixãozinha ali.

Uma das partes mais interessantes no anime, e que também o torna muito recomendado para quem também tem um trabalho em escritório, é como ele não glamouriza as exaustivas jornadas de trabalho no Japão, um milagre.

My Senpai is Annoying está disponível no catálogo da Funimation.

The Great Jahy Will Not Be Defeated! (Jahi-sama wa Kujikenai!)

Reprodução

Nessa espécie de "isekai reverso" vamos acompanhar a vida da Grande Jahy, uma das maiores demônias do mundo inferior. No entando, após ser atacada por uma garota mágica, a pobre Jahy perdeu tudo e está morando de aluguel no mundo dos humanos. Agora Jahy tem um sub-emprego em um bar que mal paga as contas de sua quitinete sem banheiro.

The Great Jahy Will Not Be Defeated! é mais uma série de comédia, mas que pode muito bem te deixar triste pela situação da protagonista. A graça é basicamente acompanhar alguém da realeza sendo obrigada a lavar um banheiro e pagar uma conta de luz, então para quem gosta de realities na linha do Simple Life vai amar isso aqui.

The Great Jahy Will Not Be Defeated! está disponível na Crunchyroll com legenda em português e em breve com dublagem.

The Dungeon of Black Company (Meikyu Black Company)

Reprodução

O gênero do terror tem seu sucesso ao deixar o espectador apavorado ao se imaginar no lugar do protagonista. The Dungeon of Black Company segue essa linha por trazer um dos maiores pesadelos do jovem adulto atual: o medo de perder sua aposentadoria. O anime é protagonizado por Kinji Ninomiya, um nem-nem que se esforçou muito para juntar a maior quantidade de dinheiro possível para não precisar trabalhar nunca mais. Quando ele finalmente atinge seu objetivo, o pobre coitado é transportado para uma outra realidade (isso mesmo, um isekai) e lá ele precisará trabalhar duro em tarefas braçais de empresas que exploram os trabalhadores.

Com um protagonista bem politicamente incorreto, The Dungeon of Black Company brinca com os clichês de isekais ao mandar um burguês capitalista em uma realidade na qual ele precisa ser adepto ao trabalho pesado. Assim como podemos imaginar do gênero isekai, Kinji utiliza seus conhecimentos da Terra para conseguir burlar seus trabalhos e até mesmo manipular emocionalmente uma entidade que lhe ajudará a conseguir muito dinheiro nesse mundo.

The Dungeon of Black Company está disponível na Crunchyroll, com legenda e dublagem em português.

Banished from the Hero's Party, I Decided to Live a Quiet Life in the Countryside (Shin no Nakama ja Nai to Yesha no Pati o Oidasareta no de, Henkyou de Surou Raifu Suru Koto ni Shimashita)

Reprodução

Nomes compridos de anime e mangás são estratégias de marketing, pois a pessoa descobre já no título a sinopse da história e assim pode se interessar. Esse aqui que mal cabe em um tuíte é uma fantasia medieval no qual o protagonista encara uma situação muito comum da vida adulta: a demissão. Em vez de ser afastado de uma empresa, Gideon fazia parte de um grupo de guerreiros que realizou uma reestruturação interna e expulsou o pobre coitado.

Buscando fugir de sua vida como aventureiro, ele esconde sua identidade enquanto abre uma farmácia no canto, e agora o maior desafio será fugir de qualquer chamado do herói e atingir a tão sonhada recolocação profissional.

Banished from the Hero’s Party está disponível na Crunchyroll, com legenda em português.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.