Pegando a todos de surpresa, a Pokémon Company anunciou hoje (16) que a jornada de Ash e Pikachu no anime Pokémon chegará ao fim no começo de 2023. O personagem deve ganhar uma mini-temporada de 11 episódios que servirá como “turnê de despedida” para concluir sua história, e a partir de abril teremos uma nova série protagonizada por duas novas crianças e os Pokémon da região de Paldea.
Pokémon estreou no Brasil em 1999, então foram muitos anos de dedicação emocional a esse treinador da cidade de Pallet. Às vezes ele era um pouco burrinho e tomava as piores decisões? Com certeza, mas conhecemos esse garoto há décadas e hoje é dia de relembrar com uma pitada de emoção os grandes momentos de sua carreira como aspirante a Mestre Pokémon. Pegue o lencinho e relembre esses momentos que listamos aqui.
#01. Pikachu se "sacrifica" para salvar Ash
O anime de Pokémon já começa com um soco no estômago, apresentando um episódio de estreia muito dramático. Ash Ketchum acorda tarde e resta a ele um Pikachu endiabrado como parceiro, e o começo da jornada se desenrola aos trancos e barrancos. Logo no início eles incomodam um grupo de Spearows que quase matou Ash e seu novo companheiro. Isso só não aconteceu porque Pikachu, percebendo os sentimentos de seu treinador, se “sacrifica” e dá um dos maiores Choque do Trovão do anime, derrubando todos os pássaros de uma vez e limpando o céu. A cena emocionante é encerrada quando eles olham para o céu e observam um Pokémon ainda não catalogado pela Pokédex (que no caso era o Ho-Oh, que seria desenvolvido na temporada Johto).
#02. A primeira despedida de Ash
Ash durante sua longa carreira como treinador Pokémon precisou lidar com muitas despedidas. Vários Pokémon que os roteiristas acharam que iria dificultar o desenrolar da história foram “dispensados” pelo garoto de dez anos, sempre em cenas muito emocionantes. Um dos melhores, até pelo “pioneirismo”, foi quando Ash permitiu que seu Butterfree fosse embora com uma namoradinha. Na cena, ocorrida durante um entardecer (para ficar ainda mais dramático), teve Pikachu às lágrimas, Ash tentando se manter forte e um flashback com os momentos envolvendo a borboletinha. Quem era criança e não chorou nesse episódio está mentindo, com certeza!
#03. A despedida "fake" de Pikachu
O que esperar de um episódio chamado “O Adeus de Pikachu”? Se esse título já é o bastante para levar o público de Pokémon ao desespero, imagina quando Ash decide ali no final do episódio que o ideal era deixar seu primeiro Pokémon vivendo ao lado de seus semelhantes no meio de uma floresta? Fazendo algo parecido com o que aconteceu com Butterfree, Ash até tentou dar adeus para o Pokémon elétrico, mas o amor falou mais alto e eles continuaram juntos. Quer dizer, o amor e o interesse da Pokémon Company em explorar a imagem dessa dupla em produtos licenciados, né?
#04. Ash tem experiência de pós-morte
Quando Ash procurava um Pokémon fantasma para enfrentar a Sabrina da cidade de Saffron, ele encontrou uma torre habitada por alguns monstrinhos desse tipo. Durante as brincadeiras o personagem é acertado por um lustre e seu espírito (!!) começa a brincar com Gengar, Haunter e Gastly. Ao final do episódio eles voltam ao corpo e vida que segue. Curiosamente, essa é só a primeira das "mortes" listadas pelos fãs no decorrer do anime, que incluem também os "falecimentos" em filmes como Pokémon Ranger e o Templo do Mar ou Pokémon: Eu Escolho Você.
#05. Ash, de penetra, se mete na luta contra Mewtwo
Considerado canônico para a série, o primeiro filme de Pokémon mostra como Mewtwo deseja punir a humanidade enquanto promove discursos de coach sobre clonagem. Para realizar seu plano maléfico ele convoca vários grandes treinadores do mundo Pokémon… mas Ash também é chamado sabe-se lá o motivo. Após muitas batalhas de tirar o fôlego entre Pokémon e seus clones, Ash se joga no meio da luta entre Mew e Mewtwo o que o leva a se transformar em um bloco de pedra. Felizmente a morte é temporária, pois ele é curado pelas lágrimas de Pikachu e dos demais, que também ensinam a Mewtwo o sentido da vida.
#06. Ash perde sua primeira Liga Pokémon
Garoto de ambições firmes, Ash consegue juntar as oito insígnias para participar do campeonato da Liga Pokémon de Kanto. O garoto até chega longe na competição, mas cai em uma batalha contra seu amigo Ritchie, aquele com um Pikachu de topetinho. Infelizmente aquele não era o dia para o treinador de Pallet: a Equipe Rocket havia cansado os Pokémon de Ash na enésima tentativa de capturar o Pikachu, e aí o garoto precisou chamar Charizard para o combate. Nessa época o Pokémon ainda não respeitava o treinador, então desobedeceu as ordens e levou Ash à sua primeira derrota no anime. Parabéns para os times que ganharam, os que perderam seguem em frente, afinal tem outros troféus aí.
#07. A luta de Ash contra Gary
Depois de se aventurar pelas Ilhas Laranja (e até ganhar o campeonato local), Ash retorna à terra firme para participar da Liga Pokémon de Johto. Um dos mais incríveis momentos do campeonato é quando Ash se vê em uma batalha contra seu rival Gary, o neto do Professor Carvalho. O confronto final é uma disputa de Pokémon iniciais: Carvalho usa seu poderoso Blastoise e Ash em desvantagem com seu poderoso Charizard, que havia retornado de seu treino intensivo especialmente para a batalha. Ash vence Gary, mas perde na luta seguinte contra um treinador usando um Blaziken, Pokémon ainda inédito até aquele momento.
#08. Ash se separa de Misty e Brock
Ao final da Liga Johto, Ash percebe que precisará se despedir de seus amigos humanos Misty e Brock. Com o ex-líder de ginásio de Pewter seria mais tranquilo, afinal eles já tinham se despedido brevemente durante o arco das Ligas Laranja, mas Misty o acompanhava desde o segundo episódio, motivada por uma dívida de bicicleta. Sem contar que havia uma clara tensão amorosa entre os dois jovens, evidenciada por músicas românticas nos CDs oficiais de Pokémon. A despedida de Ash e a ruivinha foi bastante tocante, com direito a uma música sobre a dificuldade de se dar adeus para uma pessoa amada.
#09. Ash vence a Batalha da Fronteira
Ash atravessou a pé o continente de Hoenn ao lado de May, Max e Brock para disputar a liga local, mas perdeu nas oitavas de final. Como forma de esticar um pouco a temporada, os roteiristas introduziram no anime o arco da Batalha da Fronteira, ou Battle Frontier para quem jogava Pokémon Emerald. Se trata de um complexo de várias estruturas em que o treinador precisa encarar desafios e enfrentar adversários poderosos, e Ash passou por cada um deles. Ao final, quando derrotou Brandon, foi oferecido ao garoto a possibilidade de ser um dos membros da Batalha da Fronteira, algo negado porque ele queria continuar viajando e competindo em Ligas Pokémon. Mas vitória é vitória, né?
#10. Ash resgata o Chimchar de Paul
Já em Sinnoh, e acompanhado dessa vez por Dawn e Brock, Ash teve que lidar com um rival bem chatinho. Paul era um treinador grosseiro e arrogante, que tratava seus Pokémon como meros brinquedinhos. Um desses bichinhos era Chimchar, o inicial de fogo da região, mas o Pokémon não aguentou o treinamento Paul e foi dispensado pelo garoto. Comovido pela situação, Ash ofereceu uma Pokébola amiga e convenceu Chimchar a seguir a jornada com ele. Foi a melhor decisão, pois ele logo se revelou um dos Pokémon mais poderosos do treinador e ainda teve a possibilidade de evoluir lutando contra seu antigo mestre.
#11. Ash troca seu Aipom pelo Buizel da Dawn
Expediente comum nos jogos da série, a troca de Pokémon não era tão explorada assim no anime. Tá, teve a vez que o Ash trocou do nada sua Butterfree por um Raticate, mas logo desfez a situação. Durante a temporada ambientada em Sinnoh, Ash e sua amiga Dawn realizaram uma troca pelo bem-estar dos Pokémon envolvidos. O Aipom capturado por Ash em Hoenn estava cansado de participar de batalhas, já o Buizel de Dawn queria fazer algo a mais além de participar das performances de Concurso Pokémon. No fim eles trocaram os monstrinhos e todos ficaram muito mais felizes.
#12. O laço entre Ash e Greninja
Durante sua jornada pelo continente de Kalos, Ash conheceu um Frokie prestes a ser capturado pela Equipe Rocket. A química bateu e os dois firmaram uma relação de treinador e Pokémon, mas num nível nunca visto na série até então. No continente de Kalos rolavam as pesquisas sobre as Mega-Evolução, e o forte laço de amizade, companheirismo e respeito entre Ash e seu Pokémon fizeram com que ele ganhasse uma Mega-Evolução exclusiva no anime, conhecido como Ash's Greninja. Infelizmente o personagem ficou tão forte que precisou ser "dispensado" ao final da temporada XY, então Greninja ficou em Kalos para proteger a região.
#13. Serena beija Ash (?)
Na caravana de Ash pelo continente de Kalos o garoto teve a companhia dos irmãos Clemont e Chloe, mas também da treinadora Serena. Sendo uma das personagens secundárias mais desenvolvidas pelo anime, ela teve vários conflitos interessantes e até uma drástica mudança visual, que a levou a cortar os cabelos no meio da série. Mas a treinadora não queria apenas vencer suas batalhas para seguir os passos de sua mãe, ela também ficou muito atraída pelo protagonista do anime. Isso fez com que ela, durante sua despedida da série, se enchesse de coragem e desse um beijo em Ash. A cena não é explícita, vemos só ela ficando na ponta dos pés para ficar na altura de Ash, mas tudo deixa a entender que rolou sim. Vale lembrar que esse não foi o primeiro selinho do protagonista, que já havia sido beijado por um Latias em forma humana no quinto filme... mas isso a gente prefere esquecer.
#14. Ash salva Lusamine
A temporada Sol e Lua foi uma quebra nos paradigmas da série Pokémon. Além de uma repaginada visual, deixando Ash mais próximo do estilo de outras séries de sucesso para crianças, a história teve mudanças significativas. O personagem ainda se metia em muita “aventura do dia” com seus novos amigos enquanto conheciam Pokémon, mas havia uma trama por trás que vai se desenrolando no decorrer da série. Uma delas é a questão da Lusamine, mãe de Lillie e Gladion e também responsável pela Fundação Aether, o grupo vilanesco da vez envolvido com o mistério das Ultra Bestas (uma espécie de "Pokémon alienígenas"). Encarnando o típico protagonista de anime, Ash consegue usar sua força de vontade (e uma ajuda do Pikachu, claro) para salvar Lusamine, que estava fundida com uma das Ultra Bestas.
#15. Ash vence a liga de Alola
Cansado de passear por tantos continentes, Ash decide ficar em um único lugar na temporada ambientada no arquipélago de Alola. O amigo do Pikachu frequentou a escola, fez novos amigos, capturou um monte de Pokémon e também teve a chance de participar de um torneio regional, a Conferência Manalo. Foi uma batalha dura, emocionante e cheia de momentos muito bem animados com belíssimas sakugas, e ao fim Ash conseguiu se sagrar como o campeão da Região de Alola. Qual a diferença desse troféu para o da Ilha Laranja? Bem, pelo menos Alola é um continente canônico para Pokémon!
#16. Ash se torna o grande campeão da Liga Pokémon
A mais recente conquista de Ash foi na temporada Pokémon Jornadas, pois o garoto se firmou como o mais novo Campeão da Liga Pokémon. Foram 25 anos de bolhas nos pés, vários quilos de insígnias na mochila e um sonho, mas Ash conseguiu derrotar Leon e os demais os treinadores do campeonato. Com isso, o garoto realizou o seu maior desejo desde o primeiro episódio, e isso já nos deu uma pista de que talvez esse seria o fim de sua história.
E agora?
A tour de despedida do Ash ainda tem chão pela frente. Nos próximos 11 episódios do anime teremos tudo para agradar os fãs: reencontro com antigos amigos, aparições de Pokémon clássicos e o desfecho das aventuras de Ash. Durante o trailer divulgado hoje há uma cena em que Gary Carvalho pergunta quais serão os próximos passos para Ash se considerar um Mestre Pokémon, e isso vamos descobrir junto com o personagem. É bom preparar o emocional, porque a despedida daqui algumas semanas será dura.