Rivais em shonens | 8 grandes "Sasukes" dos animes

Créditos da imagem: Reprodução

Mangás e Animes

Lista

Rivais em shonens | 8 grandes "Sasukes" dos animes

Às vezes mocinhos, às vezes vilões, os rivais dos animes shonen estão lá para empurrar o protagonista para a frente

Omelete
7 min de leitura
20.07.2023, às 15H36.

Embora tratado apenas como uma história de "ação", um shonen de lutinha é um gênero muito próprio com elementos característicos. Além dos já tradicionais protagonistas e antagonistas, partes fundamentais para uma trama de conflito, há a pecinha do rival que deixa tudo mais gostoso. É como o Sasuke de Naruto que está ali do lado do protagonista ajudando a derrotar o inimigo do dia, mas às vezes dá uma rasteira no ninja e até ocupa a posição de grande inimigo. E mesmo ficando do lado dos vilões, o da franjinha não é um mal a ser destruído, e sim um rival a ser derrotado.

Isso é tão rico para uma história que às vezes esses personagens "Sasuke" chamam mais atenção que o próprio herói. Os rivais são cool, têm um cabelo único e uma moral deliciosamente duvidosa. Pensando nisso, nessa matéria vamos listar vários "Sasukes" dos animes, mesmo os que foram criados muito antes do icônico personagem de Masashi Kishimoto.

Sasuke Uchiha (Naruto)

Reprodução

A Pedra de Roseta dos rivais em animes shonen é o próprio Sasuke de Naruto. Por mais que tenha sido criado em 1997, o ninja da Vila da Folha é lembrado como um dos grandes rivais dos animes e, por isso, nessa matéria chamaremos esse arquétipo de personagem de "Sasuke" também, mesmo os criados antes de sua concepção. Mas, afinal, o que de tão interessante podemos tirar desse adolescente de franjinha cheio de revolta nos olhos? Para começar, ele tem dois elementos que marcam um rival de anime, um estilo visual único e a falta de terapia.

No começo da trama Sasuke nos é apresentado como um colega genioso de Naruto, dotado de boas habilidades de luta e um temperamento mais introspectivo. Poderia ser só um rapaz estudioso, mas logo aprendemos que ele por ter sobrevivido ao massacre de seu clã tem ainda mais danos psicológicos que o protagonista. Após aceitar vantagens indevidas do vilão da história, rapidamente Sasuke se torna no grande inimigo a ser combatido na segunda fase da trama e, de certa forma, é responsável por fazer aquela história andar.

A memorável luta de Naruto e Sasuke no final da série Shippuden é nada menos que uma rinha de ninjas traumatizados, mas os dois conseguiram se acertar, ficaram novamente amigos e seguiram o legado das famílias Uchiha e Uzumaki, ou seja, levando o abandono parental às futuras gerações retratadas no anime de Boruto. Um verdadeiro legado de lesões emocionais.

Seto Kaiba (Yu-Gi-Oh!)

Reprodução

Algo muito importante para um Sasuke em animes é, em algum momento, ter mais poder que o protagonista. Nesse caso concordamos que Seto Kaiba é o rival de Yu-Gi-Oh! pelo simples motivo de ter o principal dos poderes possíveis: o dinheiro. Capaz de vender a própria família para conseguir colocar as mãos nas cartas do Dragão Branco de Olhos Azuis, Kaiba foi desafiando Yugi Moto sempre que possível por pura fixação no protagonista.

O Elon Musk dos card games quer muito sua revanche contra o dono do Enigma do Milênio, mas Yugi vai empurrando essa obrigação para o futuro pois está ocupado salvando o mundo de entidades egípcias. Enquanto espera uma vaguinha na agenda do rei dos jogos, Kaiba aproveita para humilhar Joey e esfregar seu limite bancário na cara de todos os personagens, sempre das formas mais extravagantes e desnecessárias possíveis.

Megumi Fushiguro (Jujutsu Kaisen)

Reprodução

Fushiguro até tem aquele visual esperado de um Sasuke de shonen de lutinha, mas ele não consegue entregar tanto conflito assim com Itadori. Os dois são até mais “parça” do que poderíamos esperar de uma relação de rivalidade. Sendo assim, por que Fushiguro está aqui nesta lista? Simples, por associação direta!

Toda a construção de Jujutsu Kaisen remete a Naruto de alguma forma, com Itadori representando o ninja loiro, Nobara sendo a Sakura e até o professor Gojo como uma releitura do Kakashi, então sobrou para o estudante caladão ser a representação do Sasuke. Assim como o ninja, o feiticeiro Jujutsu também guarda segredos familiares e os demais personagens esperam muitas coisas dele, então vamos só esperar ele firmar uma parceria com o Orochimaru de Jujutsu Kaisen.

Kaede Rukawa (Slam Dunk)

Reprodução

E quem disse que encontramos rival apenas em séries de luta? Obras de esporte também têm seus Sasukes e Kaede Rukawa cumpre todos os requisitos desse tipo em Slam Dunk. O adolescente esguio é um gênio do basquete e dotado de uma beleza inconfundível, o que o torna atração para todas as adolescentes do colégio Shohoku.

Essa habilidade e popularidade incomodam o protagonista Hanamichi Sakuragi, que passa a considerar Rukawa seu rival direto no esporte, mesmo que a diferença entre os dois estudantes seja a mesma que compararmos uma cadeira com o astro Michael Jordan. Mesmo assim, no decorrer de Slam Dunk vamos acompanhando a evolução dos dois até a derradeira partida, e é emocionante demais pelo clima de rivalidade que surge no caminhar da história.

Vegeta (Dragon Ball Z)

Reprodução

Falar de "rival" na franquia Dragon Ball é um pouco complicado porque Akira Toriyama criou dezenas de personagens desse tipo. Desde o começo de sua jornada Goku encontrou adversários poderosos e, depois de muita lábia e porrada, conseguiu "convertê-los" para o lado do bem, como é o caso de Kuririn e Tenshin-han. Mesmo um demônio como Piccolo, o filho de um cara que era praticamente o Diabo, conseguiu sua carteirinha de mocinho ao se deparar com adversários mais fortes.

Mas aí chegamos em Vegeta, o competidor direto de Son Goku. Dotado de força, inveja e de uma calvície muito acentuada, o príncipe dos Saiyajins era um inimigo no começo da série Z. Durante o arco seguinte, Vegeta se uniu ao grupo dos heróis para enfrentar um mal maior (seu chefe) e com isso ganhou uma segunda chance. Se apaixonou por Bulma, teve filhos, tornou-se um pai amoroso na continuação oficial da franquia e tudo mais, e ainda segue como o principal rival de Goku.

Sua relação com o personagem principal é de amor e ódio, e por isso Vegeta é alguém tão interessante. Ao mesmo tempo que reconhece a força do adversário, o príncipe dos saiyajins também tem aquele desejo de superar o colega e esfregar isso na cara dele. Vegeta se torna até um personagem mais simpático quando percebemos que ele é constantemente sabotado pelo roteiro, pois nunca ganha transformação exclusiva ou oportunidade para brilhar. Justiça para o rei das entradas capilares de Dragon Ball!

Ikki (Os Cavaleiros do Zodíaco)

Reprodução

A maior prova que o conceito de rivais dos animes não foi inventado por Masashi Kishimoto é que animes muito antigos como Os Cavaleiros do Zodíaco já tinham algum personagem preenchendo todos os requisitos da categoria. O Sasuke da história criada por Masami Kurumada é ninguém menos que Ikki de Fênix, o contraponto direto do Seiya de Pégaso. Enquanto o protagonista é puro, forte e destemido, o mais velho dos cavaleiros tem o coração tomado pelo rancor e depressão, ou seja, a pessoa ideal para ser o primeiro grande adversário dos cavaleiros de bronze.

Tal qual Goku, Seiya consegue fazer com que Ikki venha para o lado do bem, mesmo que num regime “semi-presencial”. O cavaleiro de Fênix sempre sustenta um ar de “sou maneiro demais para andar com vocês” e só aparece nas lutas depois do seu irmão Shun sofrer bastante. Então ele aparece do nada, derrota o inimigo com facilidade e se despede com sua grave voz incompatível com as cordas vocais de um adolescente. Talvez por isso seja um dos personagens mais queridos dos fãs.

Sesshoumaru (InuYasha)

Reprodução

A autora Rumiko Takahashi sempre trabalhou com rivais para seus protagonistas masculinos, vide o Mendo de Urusei Yatsura ou o Ryoga de Ranma ½, mas a mulher estava inspirada na criação do “Sasuke” de InuYasha, o youkai Sesshoumaru. Claro, vai aparecer alguém aí dizendo que Kouga na verdade é o rival do protagonista por nutrir sentimentos por Kagome, mas é o irmão de InuYasha que se assemelha ao adversário de Naruto. Não por ser uma pedra no sapato do protagonista, mas por ser igualmente forte e triste. Acredite, isso é o bastante para levar à loucura os fãs dessa série.

Além daquele ar blasé em tudo o que faz e do visual metrossexual (um termo tão antigo quanto o próprio anime de InuYasha), Sesshoumaru tem um outro atributo para ser um Sasuke, a inveja do protagonista. Como se não fosse o bastante, em YashaHime (o Boruto de InuYasha) Sesshoumaru é mostrado como um ser que se afastou das filhas por motivos puramente egoístas, algo que o aproxima ainda mais do verdadeiro Sasuke.

Bakugo (My Hero Academia)

Reprodução

My Hero Academia é uma série que trabalha muito bem com o conceito de rivalidades entre personagens, até por ser algo que faz parte do universo dos heróis. Como não citar a rixa que existe entre All Might e Endeavor na busca pela posição de herói número 1? Porém, o Sasuke que escolhemos para este anime é Bakugo, o esquentado amigo de Midoriya. Enquanto boa parte dos rivais citados adotam uma pose mais calma e tranquila, Bakugo é o próprio descontrole emocional.

Sempre gritando, ofendendo pessoas e ameaçando explodir 24 territórios à sua escolha, mas por dentro Kazinho é um adolescente cheio de inseguranças comuns à idade. O lado da rivalidade foi ficando de lado à medida que o personagem foi estreitando seus laços de amizade com Deku, mas ainda temos alguns rompantes de intimidação e dedos na cara. Mas quem não tem um amigo treteiro, não é mesmo?

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.