Nova série do Apple TV+, Mestres do Ar teve como inspiração a história real do pai de Steve Spielberg. O diretor, que produz a atração ao lado de Tom Hanks e Gary Goezman, usou como base para a trama a experiência de seu patriarca na Força Aérea dos Estados Unidos.
Em entrevista ao Collider, Goezman explicou que criar uma historia focada nos pilotos do exército norte-americado já estava nos planos do trio quando decidiram mergulhar nos roteiros. A cereja do bolo foi quando encontraram o livro homônimo de Don Miller, cuja trama se tornou na série do Apple TV+.
"É um meio diferente de luta. Tínhamos o livro de Stephen Ambrose [para adaptar] Band of Brothers, e fizemos algo mais antológico em The Pacific. O sucesso de Band fez com que a HBO realmente quisesse fazer outra coisa. Queríamos fazer algo um pouco mais difícil, acredite ou não, nas ilhas com os japoneses, e meio que estávamos satisfeitos, sabe?", explicou o produtor.
"E o pai de Steven Spielberg esteve na Força Aérea do Exército e sempre questionava o filho sobre por que não estávamos fazendo um sobre os pilotos, os meninos no ar, a guerra pela Europa. Então, isso estava em nossas mentes e, eventualmente, surgiu um livro de Don Miller chamado Mestres do Ar. Nós o devoramoso. Fizemos mais pesquisas sobre certos homens e pensamos ter encontrado uma história, certo? Não havia pressa nisso. Mas foi tudo instigado pelo pai de Steven, e depois pela descoberta do livro, pela descoberta da tecnologia", completou Goezman.
- [Entrevista] Mestres do Ar: Explosões reais, sets detalhistas e amizades marcaram bastidores
- [Entrevista] Barry Keoghan compara papel em Mestres do Ar ao Coringa: “Tento humanizá-los”
- [Primeiras Impressões] Mestres do Ar tem em elenco afiado e produção suntuosa os seus maiores méritos
Estrelada por Austin Butler, Callum Turner, Anthony Boyle, Nate Mann, Rafferty Law, Josiah Cross, Branden Cook, Ncuti Gatwa e Barry Keoghan, Mestres do Ar (Masters of the Air, no original) tem produção-executiva de Steven Spielberg, Tom Hanks e Gary Goezman, com roteiro de John Orloff (Band of Brothers).
Conforme a sinopse, Mestres do Ar "acompanha os homens do 100º Grupo de Bombardeio (o Centésimo Sangrento, ou Bloody Hundredth) enquanto eles realizam perigosos bombardeios sobre a Alemanha nazista e enfrentam as condições hostis do frio, a falta de oxigênio e o puro terror do combate realizado a 25.000 pés de altitude. Retratar o sacrifício psicológico e emocional destes jovens, ao ajudarem a destruir o horror do Terceiro Reich de Hitler, é o ponto central da série. Alguns deles foram abatidos e capturados; outros foram feridos ou mortos. E alguns tiveram a sorte de voltar para casa. Independentemente do destino de cada um, todos sofreram um grande impacto”.
A história é inspirada no livro homônimo de Donald L. Miller, e será contada em nove episódios. Anna Boden e Ryan Fleck (Capitã Marvel), Cary Joji Fukunaga (True Detective), Dee Rees (Mudbound: Lágrimas Sobre o Mississippi) e Tim Van Patten (The Pacific) são os diretores.
Mestres do Ar, diferentemente de suas duas minisséries antecessoras, Band of Brothers e The Pacific, não encontrou um lar na HBO. A produção foi deixada de lado por conta do alto orçamento de US$ 250 milhões, mas não demorou muito para ser adquirida pela Apple.
A minissérie tem seus episódios exibidos semanalmente no Apple TV+.