Dove Cameron em Schmigadoon!

Créditos da imagem: Apple TV+/Divulgação

Séries e TV

Entrevista

Chicago, Cabaret e mais! Os musicais que inspiraram o 2º ano de Schmigadoon!

Comédia estrelada por Cecily Strong e Keegan-Michael Key deixa o otimismo ensolarado da Era de Ouro para trás nos novos episódios

Omelete
3 min de leitura
08.04.2023, às 06H00.
Atualizada em 31.08.2023, ÀS 12H01

Esqueça o otimismo ensolarado e a ignorância “charmosa” da Era de Ouro dos musicais. Schmigadoon! volta ao Apple TV+ mais sombria, violenta e sexy. Afinal, os novos episódios da comédia levam o casal Melissa (Cecily Strong) e Josh (Keegan-Michael Key) para a atmosfera dos espetáculos das décadas de 1960 e 1970. Em outras palavras, diga adeus para A Lenda dos Beijos Perdidos (Brigadoon, no original), e olá para Chicago.

“A ideia sempre foi que cada temporada fosse uma era diferente dos musicais, e foi muito natural”, explicou ao Omelete o criador Cinco Paul sobre a mudança de tom. “É como se a Schmigadoon! feliz fosse o primeiro ato, e a Chicago sombria o segundo. É um contraste bem divertido”.

Foi justamente a vontade de criar essa contraposição que definiu os rumos da temporada. Porque, de acordo com Paul, ele fez uma “engenharia reversa”. “Queria que [a temporada] se desenrolasse em uma cidade grande, em vez da cidadezinha da primeira temporada. Quando olhei todos os musicais e entendi que seria Cabaret, Chicago, Pippin’ e Sweeney Todd, aí comecei a pensar sobre o que Josh e Melissa poderia aprender com eles. É um pouco contraintuitivo, mas para mim era importante saber onde estamos e qual é o tom para depois encaixar a história”.

Processo semelhante aconteceu quando chegou a hora de escrever as músicas da temporada. “Primeiro, faço um mergulho geral em todas as músicas dessa era. Toco-as no piano e faço playlists”, contou Paul. “Então, quando estou prestes a escrever uma canção como ‘Kaput’, que foi a primeira que criei para essa temporada, eu tenho alvos. Penso que ela deveria ser um pouco ‘Mein Herr’, meio ‘Cabaret’ e meio ‘Don't Tell Mama’. E a música vai saindo daí, reminiscente destas três”.

Um musical em particular, porém, foi a base para introduzir um novo personagem. Tituss Burgess, mais conhecido por Unbreakable Kimmy Schmidt, se junta ao elenco da série como o narrador, uma figura bastante irônica que comenta as desventuras de Josh e Melissa. “Esse papel era muito importante no quesito comédia, algo que ele traz, mas também demandava muito em termos de voz. Eu coloquei ele para cantar como Judas em Jesus Christ Superstar”, descreveu o criador. “Então o Tituss era praticamente a única pessoa com esse alcance vocal e cômico”.

A seguir, veja onde você pode assistir a todos esses musicais:

Novos episódios de Schmigadoon! são exibidos às quartas, no Apple TV+.

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.