Aquaman |  8 easter eggs e referências do filme

Créditos da imagem: Warner Bros/Reprodução

Filmes

Lista

Aquaman | 8 easter eggs e referências do filme

Longa já está em cartaz nos cinemas

16.12.2018, às 12H01.

Aquaman é um filme repleto de elementos visuais espalhados pelo fundo do mar, para os fãs saírem pescando, mas além disso tem também alguns easter eggs facilmente reconhecíveis. Na lista abaixo, listamos oito referências literárias, cinematográficas e dos quadrinhos que os fãs perceberão no longa do Rei de Atlântida.

1- H.P. Lovecraft

Reprodução

Logo no início do filme, na cena da casa no farol em Amnesty Bay,vemos que o pai de Arthur Curry tem uma antologia de horror de H.P. Lovecraft sobre a mesa de centro da sala. O influente escritor de horror é conhecido pela concepção da criatura Cthulhu, entidade cósmica com um visual demoníaco enlouquecedor que o diretor do filme, James Wan, mais tarde evocaria nos tentáculos do monstro Karathen.

2- Lobo da Estepe

Liga da Justiça/Warner Bros./Reprodução

Aquaman se passa depois de Liga da Justiça; isso fica claro na cena em que Mera tenta convencer Arthur a ir para Atlântida e impedir a guerra iminente entre a superfície e os mares. A princesa de Xebel menciona a derrota do Lobo da Estepe no filme da equipe para tentar convencer Aquaman. Neste caso, James Wan apaga completamente que Arthur já havia estado em Atlântida em Liga da Justiça e só aproveita o que o interessa.

3- Doutor Shin

DC/Reprodução

No filme, o personagem de Randall Park é um especialista em teoria de conspiração sobre Atlântida que aparece na televisão falando sobre Aquaman (e depois reaparece na cena pós-créditos). Esse personagem é o Doutor Stephen Shin, criado por Geoff Johns e Ivan Reis nos Novos 52, e ele tem papel importante nos quadrinhos. Shin ajuda Arthur Curry a entender seus poderes e aprender sobre Atlântida (função similar ao de Vulko no filme) e depois se vira contra o herói porque cobiça tecnologia atlante.

4- Annabelle naufragada

Warner Bros/Reprodução

Uma cena em Atlântida, quando Mera chama Aquaman para encontrar Vulko em segredo em um bolsão de ar dentro de um navio naufragado, esconde um easter egg curioso: a boneca Annabelle de Invocação do Mal. É a principal referência do diretor James Wan aos filmes de terror que o tornaram conhecido. Para ficar completo, só faltou aparecer no barco também o boneco Billy the Puppet, de Jogos Mortais, outra criação famosa de Wan.

5- Leigh Whannell

Jogos Mortais/Reprodução

Além de Annabelle, outra referência ao passado de James Wan é a ponta de seu amigo Leigh Whannell como piloto do avião de carga. Juntos, Wan e Whannell criaram Jogos Mortais (que o segundo protagoniza, inclusive), e Whannell é um dos roteiristas de Sobrenatural, também dirigido por Wan.

6- Um capacete maior

Warner Bros/Divulgação

Qualquer filme americano ambientado nos mares já pede automaticamente alguma piadinha com o clássico Tubarão. Na cena em que o Arraia Negra cria seu uniforme, o teste com os raios de plasma acaba partindo o capacete ao meio. Ele diz, então, que precisará de outro maior - uma referência à cena em que Roy Scheider vê o tamanho do tubarão no filme de Steven Spielberg e diz que precisará de um barco maior.

7- Rômulo e Remo

Warner Bros/Reprodução

Figuras da Roma Antiga aparecem na cena da Sicília, quando Aquaman e Mera estão num círculo de estátuas em busca da solução do mistério do tridente de Atlan. Entre essas figuras estão Rômulo e Remo, os famosos gêmeos amamentados e criados por uma loba; assim como Arthur e Orm no filme, os irmãos romanos também entraram em guerra de forma sangrenta.

8- Piada pronta

Reprodução

Jason Momoa foi escolhido para ser Aquaman para dar ao personagem um tipo mais marrento que fosse o oposto do que se sabe sobre o personagem, que "conversava com os peixes" no desenho dos Super Amigos. Pois James Wan faz uma referência ao desenho e à paródia do Cartoon Network não apenas relembrando a fala da conversa com peixes, como também ao colocar Arthur para cavalgar um cavalo marinho no filme - referência direta aos desenhos.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.