Maior crossover até agora do Arrowverse, Crise nas Infinitas Terras reuniu cinco das seis séries produzidas pela CW inspiradas nos heróis da DC Comics. Assim como o evento homônimo criado por Marv Wolfman e George Pérez para a editora em 1985, a batalha que uniu Arqueiro Verde (Stephen Amell), Flash (Grant Gustin), Supergirl (Melissa Benoist), Canário Branco (Caity Lotz), Batwoman (Ruby Rose) e diversos outros personagens introduzidos desde a criação de Arrow, em 2012, trouxe mudanças importantes para o futuro das produções de super-heróis da emissora.
Após a transmissão do último capítulo do especial na última terça (14) nos Estados Unidos, a CW mostra que tem muitas surpresas guardadas para os próximos anos da DC na televisão.
Confira abaixo as grandes mudanças causadas pela Crise nas Infinitas Terras no Arrowverse – e cuidado com spoilers:
Terra Primordial
Como era de se esperar, o crossover resultou na grande união do Multiverso DC/CW, unindo as Terras 1 e 38, os dois principais universos do Arrowverse. Além disso, Raio Negro, também produzida pela emissora americana, mas, até a Crise, completamente não relacionada ao universo compartilhado, agora também faz parte do novo mundo de heróis.
Novo Multiverso de séries
Apesar de fundir suas produções em apenas uma Terra Primordial, a CW não rejeitou as outras produções live-action da DC. Em um posfácio narrado por Oliver, o crossover deixa claro que séries como Titãs, Patrulha do Destino e Monstro do Pântano, do DC Universe, seguem existindo. O episódio também apresenta cenas curtas de Sideral, que será transmitida tanto na CW, quanto no streaming da DC, e da nova série do Lanterna Verde, anunciada para o HBO Max. A apresentação dessas séries não significa, porém, que um crossover com as séries não produzidas pela CW será possível, já que a Crise parece ter fechado o portal da Terra Primordial para outros universos.
Lex Luthor, herói da humanidade
Depois de substituir o Superman de Brandon Routh na batalha no Despertar do Tempo usando o Livro do Destino, Lex Luthor (Jon Cryer) reaproveitou a tática para mudar a visão que o mundo tinha dele após Oliver/Espectro unir o Multiverso. Logo nos primeiros minutos da última parte do especial, o vilão é visto recebendo o Prêmio Nobel da Paz, para o pavor de Kara, enquanto o resto do mundo, incluindo Alex (Chyler Leigh) e Nia (Nicole Maines), o consideram um grande herói. Não bastasse, Luthor agora é chefe e proprietário do D.E.O., mudança que afetará demais os rumos de Supergirl.
Superfilhos
Preparando o terreno para a nova série Superman & Lois, o Homem de Aço vivido por Tyler Hoechlin recebe uma ligação da esposa (Elizabeth Tulloch), em que a jornalista pede que o kryptoniano vá para casa ajudar com “os filhos”. Confuso sobre a quantidade de crianças, já que o casal tinha apenas o bebê Jonathan em Supergirl, Clark questiona Lois, que afirma que o Azulão agora tem dois supergarotos para criar. Em desenvolvimento semelhante, o sacrifício de Oliver ao unir o Multiverso trouxe de volta Sarah, filha de Diggle (David Ramsey) e Lyla (Audrey Marie Anderson), que havia sido apagada da história, sendo substituída por J.J. Agora, as duas crianças existem, o que deve afetar o futuro da nova série Green Arrow & The Canaries, já que a versão adulta do garoto, vivida por Charlie Barnett, se torna o novo Exterminador em 2040.
World's Finnest 2.0
Uma das dinâmicas mais interessantes de Crise nas Infinitas Terras foi a de Supergirl e Batwoman. Desde o primeiro momento, as heroínas se apoiaram, especialmente quando Kate teve que enfrentar um velho e amargurado Bruce Wayne (Kevin Conroy). A amizade entre as duas fica mais clara ainda quando Kara comemora a chegada da Mulher-Morcego durante uma batalha contra um bicho de pelúcia gigante e quando Kate assiste o discurso da presidente dos EUA - que pede, em transmissão nacional, um minuto de silêncio pelo sacrifício de Oliver Queen – ao lado da kryptoniana e sua irmã, Alex, em Nacional City. Com a relação das duas bem estabelecida ao longo do crossover (e a transmissão de suas séries acontecendo no mesmo dia da semana), é provável que Supergirl e Batwoman se tornem a nova dupla principal do Arrowverse, substituindo Flash e Arqueiro Verde.
O Último Flash
Com o sacrifício do Flash de John Wesley Shipp, que viveu o Corredor Escarlate na série dos anos 1990, e a aposentadoria de Jay Garrick – também interpretado Shipp -, Grant Gustin se torna oficialmente o único Flash do Arrowverse. Embora a surpreendente participação de Ezra Miller, que vive Barry Allen nos filmes do DCEU, tenha deixado os fãs animados por uma maior interação entre os universos, o posfácio de Crise nas Infinitas Terras deixa claro que, por enquanto, o multiverso DC está fechado para esta possibilidade.
Liga da Justiça
O grande encerramento da Crise mostra Barry reunindo Supergirl, Canário Branco, Batwoman, Superman, Caçador de Marte (David Harewood) e Raio Negro (Cress Williams) em um memorial dedicado a Oliver. Lá, ele revela uma mesa com o símbolo da Liga da Justiça e cadeiras reservadas para cada um dos heróis presentes, incluindo uma com o símbolo do Arqueiro Verde, abrindo a possibilidade para que Mia (Katherine McNamara), filha de Oliver, ocupe o cargo. Ainda dentro do prédio, o som de um macaco pode ser ouvido e a jaula de Gleek, o símio de estimação dos Supergêmeos, é mostrada e um take externo revela que a reunião da nova Liga aconteceu na Sala da Justiça.