A arte criada pelo brasileiro Rafael Grampá para The Dark Knight Returns: The Golden Child, escrita por Frank Miller, foi vendida em um leilão da Heritage por US$ 24 mil dólares. A capa, que se tornou símbolo dos protestos em Hong Kong em 2019, chegou a um valor três vezes maior do que o esperado:
#HeritageLive One of the most controversial comic-book covers in recent memory just sold during our event: Rafael Grampá's variant cover for "Dark Knight Returns: Golden Child." The piece sold for $24,000, three times its estimate.https://t.co/gBpD4W87ZJ#ComicCollectors pic.twitter.com/vO3kr6MHdf
— Heritage Auctions (@HeritageAuction) September 11, 2020
A imagem, que mostra a Batwoman Carrey Kelley se preparando para arremessar um coquetel molotov, foi divulgada pela DC Comics com o texto “o futuro é jovem” e viralizou, com a frase se tornando presente em diferentes pichações e postagens relacionadas ao movimento.
Entenda os protestos
Iniciados em julho de 2019, os protestos em Hong Kong lutavam contra um projeto de lei que permitia a extradição de pessoas acusadas de crimes contra a China Continental. Manifestantes afirmavam que os extraditados poderiam ser julgados injustamente e tratados de maneira violenta pelo governo.
Apesar da suspensão do projeto em julho do ano passado, os protestos seguiram, eventualmente evoluindo para um movimento pró-democracia e pedido de renúncia da Governadora de Hong Kong, Carrie Lam.