A partir da nova temporada de Gotham, que começa na próxima segunda-feira, e da estreia de Batman vs Superman em março de 2016, Bob Kane não será mais a única pessoa creditada pela criação do Batman. A DC Entertainment divulgou um comunicado hoje em que informa que Bill Finger também aparecerá na menção a partir de agora.
Isso já acontece nos quadrinhos desde julho de 2014, quando Finger e Kane foram creditados como criadores do personagem numa reimpressão de Detective Comics #27, a primeira aparição do Batman. Desde 1939, as HQs sempre atribuíram ao desenhista Kane a autoria, mas em anos recentes um movimento em favor do reconhecimento de Finger vinha crescendo, depois da publicação do livro Bill the Boy Wonder: The Secret Co-Creator of Batman, de Marc Tyler Nobleman.
Os criadores clássicos de Batman
No comunicado, a DC diz que chegou a um acordo com os herdeiros de Finger - falecido em 1974 - para louvar a contribuição do roteirista: "Bill Finger foi crucial em desenvolver muitos elementos criativos essenciais que enriqueceram o universo de Batman, e esperamos ampliar esse reconhecimento de seu importante papel na história da DC Comics".
Finger foi convidado por Kane a escrever a primeira HQ de Batman, e juntos definiram o visual do personagem. Kane criou o conceito, o nome, e Finger sugeriu que Batman tivesse uma capa ao invés de asas, além de um capuz e luvas. Finger também sugeriu remover as partes coloridas do uniforme concebido por Kane e manter apenas o preto e o cinza - ideias até hoje mantidas na identidade do Batman. Além disso, Finger também teria criado o nome Bruce Wayne e colaborou na origem de Coringa, Mulher-Gato, Robin e outros personagens importantes da HQ.
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários