HQ/Livros

Notícia

Officer Down - Bob Schreck fala ao Omelete

Officer Down - Bob Schreck fala ao Omelete

20.12.2000, às 00H00.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H32

BatmanTiros. Um corpo no chão. Uma tragédia capaz de mudar a vida de Bruce Wayne. Não, não se trata da zilionésima versão dos eventos que levaram à criação do Batman, mas de Officer Down, uma saga em sete partes que promete abalar as estruturas de Gotham City em janeiro (nos EUA, é claro). A série começa em Batman 587, quando o comissário James Gordon é baleado com três tiros nas costas ao sair de uma festa em sua homenagem. A partir daí, a trama se desenrola pela maioria dos bat-títulos do mês (Robin 86, Birds of Prey 27, Catwoman 90, Nightwing 53, Detective Comics 754 e Gotham Knights 13, com reflexos também em Batgirl 12). As capas de todas as edições (exceto Batgirl) terão arte pintada de Durwin Talon.

BirdsA exemplo dos fatos de Terra de Ninguém (mega-saga do Homem-Morcego que mostra a destruição de Gotham e está sendo publicada pela Abril), os eventos de Officer Down trarão drásticas mudanças no status das principais personagens da série, alterando definitivamente suas vidas. É o que garante o editor Bob Schreck, que falou com exclusividade ao Omelete sobre os motivos que levaram à concepção da série. Officer Down nos dá oportunidade de reexaminar esta relação-chave que foi um dos cânones de Batman por tanto tempo. A saga abala as coisas e obriga os leitores a verem aspectos tanto de Batman quanto de Gordon que podem ter passado despercebidos no passado. Schreck faz segredo sobre o destino final de Jim Gordon e a identidade de seu eventual sucessor à frente do Departamento de Polícia de Gotham City, mas garante que as mudanças serão grandes e muito definitivas.

CatwomanO pontapé inicial da série, em Batman 587 - a cargo do escritor Greg Rucka, com arte de Rick Burchett e Rodney Ramos -, mostra quando Gordon é baleado pelas costas ao deixar um bar. A Mulher-Gato é vista na cena do crime e torna-se a principal suspeita. Em Robin 86, escrita por Ed Brubaker com arte de Pander Bros., começa a caçada à criminosa felina, enquanto o comissário encontra-se em condição crítica no hospital e Batman toma conhecimento da difícil situação de seu velho amigo.

Em Birds of Prey 27 - texto de Chuck Dixon, arte de N. Steven Harris e John Nyberg-, Bárbara Gordon, a Oráculo, reúne Robin, Asa Noturna, Azrael e Batgirl para encontrar a Mulher-Gato antes que a polícia o faça. Quando isso ocorre, em Catwoman 90 - texto de Bronwin Carlton, arte de Mike Lilly e Wayne Faucher -, a criminosa revela informações que podem mudar todas as convicções estabelecidas sobre o caso.

NightwingEm Nightwing 53 - texto de Devin Grayson, arte de Joyce Chen e John Lowe -, Asa Noturna e Oráculo dão novos rumos à investigação e revelam a verdade sobre o autor do atentado. Em Detective Comics 754 - texto de Nunzio DeFilipps, arte de Michael Collins e Jesse Delperdang -, a polícia finalmente encontra a pessoa que estava procurando, mas o tempo está contra eles, e mesmo o Batman falha em trazer o pretenso assassino à justiça. Gotham Knights 13, escrita por Greg Rucka com arte de Burchett e Ramos, conclui a série, com James Gordon enfrentando seu destino, e o Homem-Morcego precisa encarar a possibilidade de perder um de seus mais valiosos aliados.

Personagem surgiu junto com o herói

GothamO comissário Gordon é o mais antigo coadjuvante da série do Batman. A personagem estreou junto com o herói em maio de 1939, na revista Detective Comics 27. No começo, sua meta era prender o Homem-Morcego, por não saber se de que lado da lei ele estava. Logo, porém, uma poderosa aliança foi formada, tornando o veterano policial um dos mais importantes pontos de apoio da série por mais de 60 anos.

A personagem passou a receber mais destaque individual a partir do mega-sucesso O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight Returns, 1986), de Frank Miller, que ressaltou a importância de Gordon para a cruzada do Batman. Mas o reconhecimento também marcou o início do inferno astral do chefe do Departamento de Polícia de Gotham. Ele viu seu casamento ir por água abaixo, enterrou o irmão, a cunhada e a ex-esposa, viu o Coringa balear e aleijar sua filha adotiva, foi seqüestrado, torturado, sofreu um infarto, assistiu à destruição de sua cidade e de seu segundo casamento. Agora, parece que a fama cobra seu preço final. Parafraseando o Engenheiros do Havaí, o pop não poupa ninguém.

Robin   Detective

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.