Batman 108, edição que chegou esta semana às bancas brasileiras, marca o início de uma nova fase para o Homem-Morcego. E não é só pelo esperado retorno de Bruce Wayne, mas por um acontecimento histórico que abalou fãs e as vendas do personagem há exatamente um ano nos EUA.
Batman
A edição da revista brasileira reúne as edições originais Batman & Robin 16 e Batman: The Return. Nelas, o escritor Grant Morrison faz o retorno de Wayne ter repercussões bombásticas para toda a família-morcego e Gotham City. Se quer saber dos spoilers, leia aqui.
Nos EUA, a mudança fez as três Bat-séries mentais passarem por mudanças, além de gerar mais duas. Batman passou para roteiros e desenhos de Tony Daniel, Detective Comics ficou a cargo de Scott Snyder e Jock (em fase elogiadíssima) e Batman & Robin foi para as mãos de Pete Tomasi e Patrick Gleason. Todas estas estrelam Dick Grayson como homem-morcego.
Wayne voltou a assumir o manto nas duas séries novas: Batman Inc., por Grant Morrison e uma série de artistas, na qual o herói monta uma rede mundial de combatentes do crime para enfrentar uma megacorporação criminosa; e Batman: The Dark Knight, com histórias mais detetivescas escritas e desenhadas por David Finch.
A Panini ainda não divulgou como as cinco séries serão publicadas no Brasil. Vale lembrar que, mesmo após o reboot da DC Comics este ano lá fora, os autores e a configuração dos Bat-títulos ficou praticamente a mesma.