A pré-estreia de Operação Big Hero aconteceu na CCXP pela manhã deste sábado. Em seguida, Don Hall, co-diretor, e Roy Conli, produtor, apresentaram seu painel para duas mil pessoas, no auditório principal.
[Atualizado com um vídeo que Hall e Conli gravaram no dia do painel; assista abaixo]
Operacao-big-hero
A dupla apresentou trechos do filme e contou sobre as escolhas que fizeram e como se desenvolveu a produção. Antes de começar, Conli elogiou a CCXP dizendo que "isso é uma Comic Con de muita classe, de nível internacional". "São Paulo e o Brasil têm de ficar muito orgulhosos do evento. Obrigado por trazerem isso", disse o produtor.
Don Hall contou que queria encontrar uma paixão e então pensou no longa que juntava as duas coisas que mais amava: os quadrinhos da Marvel e as animações da Disney. Quando falaram sobre a ideia para a Marvel, ela foi bem recebida e a empresa encorajou a dupla a levar o projeto adiante.
Baymax, o robô protagonista, é um grandalhão fofo e macio. Os criadores contaram que queriam um design de robô único. Baymax realmente subverte a ideia pré-concebida das máquinas. Ele foi criado para dar atendimento médico, a sua preocupação com a saúde das pessoas o humaniza e faz dele uma máquina realmente diferente do estereótipo.
A funcionalidade de Baymax foi inspirada em máquinas desenvolvidas na vida real para axiliar médicos no atendimento dos pacientes, segundo os criadores, que trouxeram imagens de aparelhos infláveis para exemplificar essa relação com o mundo real. Para dar movimento ao "robozão fofão", os criadores usaram como base crianças de fraldas, que estão começando a andar.
A banda Fall Out Boy contribui com a trilha sonora. Conli fala que eles tiveram uma conversa inicial com a banda e que logo em seguida ela saiu em turnê. Durante a turnê, a produção do filme mandava vídeos e prévias sobre a história do longa. Demorou para todos conseguirem fazer uma segunda reunião, mas, quando aconteceu, a música já estava pronta e o produtor conta: "Eu pirei!!"
Um espectador comentou que a relação de Hiro com Baymax lembra a de O Gigante de Ferro. Sobre isso, Hall respondeu que não se inspirou no Gigante de Ferro diretamente, mas que ele adora o filme e que tudo a que ele já assistiu possa fazer parte dele e, em algum momento, pode influenciar uma escolha. Ele também citou Blade Runner e Ordinary People como parte do seu repertório.
Operação Big Hero estreia no Brasil em 25 de Dezembro. Acompanhe a cobertura ao vivo da CCXP com o Omelete: