CCXP22 | A trajetória de Mayara e Annabelle

CCXP

Lista

CCXP22 | A trajetória de Mayara e Annabelle

Quadrinho de Pablo Casado e Talles Rodrigues estreou numa CCXP e vai virar seriado

Omelete
4 min de leitura
02.12.2022, às 10H31.
Atualizada em 02.12.2022, ÀS 14H17

“Que negócio doido quando a gente para pra pensar que só queríamos lançar um gibi em 2014 e recuperar o dinheiro da gráfica.”

Foi o que Pablo Casado tuitou pouco depois do painel da editora Conrad no primeiro dia da CCXP 2022. A trajetória de Mayara e Annabelle, quadrinho que hoje é publicado pela Conrad – e que está ganhando uma edição inédita durante o evento – foi um dos principais temas do painel.

Casado, roteirista, e Talles Rodrigues, desenhista, lembraram que o segundo abordou o primeiro durante o Festival Internacional de Quadrinhos de 2013 para desenvolverem juntos a história de duas funcionárias públicas que lutam contra o sobrenatural.

Eles queriam uma série, inspirada tanto em mangás quanto gibis de super-herói. Projetaram cinco volumes. Lançaram o primeiro na primeira CCXP, de 2014. (“Em ritmo de Scott Pilgrim e Harry Potter, a nova série mostra o mundo cômico, perigoso e intrigueiro do funcionalismo público quando macumbas e demônios são coisa séria”, o Omelete registrou na época.) Os seguintes acompanharam cada CCXP, anualmente, até 2018.

No primeiro dia de CCXP22, a Paramount revelou o primeiro trailer de Transformers: O Despertar das Feras, enquanto a Disney trouxe a data da 3ª temporada de Mandalorian e os primeiros trailers de Indiana Jones e o Chamado do Destino e Guardiões da Galáxia Vol. 3.

Nomes confirmados para a CCXP22 incluem os atores Keanu Reeves, Jenna Ortega, Gwendoline Christie, Noah Centineo, Kirby Howell-Baptiste e Bella Ramsey, o elenco do Porta dos Fundos, o streamer Gaulês, os quadrinistas Mark Waid, Aimée de Jongh, Fabien Toulmé, Marcello Quintanilha, Jim Cheung e muitos outros.

A CCXP22 acontece de 1 a 4 de dezembro e os ingressos podem ser adquiridos no site Mundo Ticket.

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

A série, sempre independente e todo ano com um volume novo, era presença constante nos eventos de quadrinhos. Em 2020 ainda saiu Mayara & Annabelle: Hora Extra, em que Casado e Rodrigues convidaram outros autores para criar histórias com suas funcionárias públicas mágicas.

Depois de algumas propostas e negociações com outras editoras, Mayara & Annabelle foi anunciada como um dos primeiros lançamentos digitais da revitalizada editora Conrad, em 2020. Os cinco volumes que já haviam saído foram desmembrados em 24 capítulos digitais e, depois, reunidos em dois volumes impressos – as Edições Definitivas. Tanto no digital quanto no impresso, M&A foi um dos grandes sucessos da nova Conrad.

“É claro que Mayara & Annabelle já era um quadrinho famoso, conhecido entre os independentes”, lembrou o editor Cassius Medauar durante o painel de quinta-feira. “Mas uma das coisas que contribuiu para o sucesso das Edições Definitivas foi manter M&A na pauta durante 24 semanas de lançamentos digitais.”

Em junho deste ano, foi anunciado que as produtoras Floresta e Clube Filmes estão desenvolvendo um seriado live-action baseado em Mayara & Annabelle.

Para a CCXP 2022, Casado e Rodrigues produziram – “a toque de caixa”, segundo seu editor – uma história inédita: Mayara & Annabelle e a Carreta Fantasma. A HQ de 32 páginas em preto e branco faz parte de uma nova iniciativa da Conrad, a linha “HQ para Todos”, com gibis mais baratos que o normal. A edição custa só R$ 9,90 e já circula no evento.

“Eu sempre quis que M&A tivesse várias histórias curtinhas, tipo o ‘monstro da semana’ da Buffy”, disse Talles Rodrigues durante o painel.

“Eu cresci lendo histórias de super-herói com 20 e poucas páginas e finalmente consegui fazer a minha”, disse Pablo Casado.

Os dois explicaram que tinham planos de transformar a história em algo maior, mas encurtaram a trama para a edição especial. Eles estão planejando o novo arco de volumes de M&A – que Casado chamou de “ano 2 e ano 3”, já que os primeiros cinco volumes cobrem o período de um ano – para breve.

“Quem sabe num futuro encadernado essa história [Carreta Fantasma] não possa sair de novo, agora colorida”, sugeriu o editor Cassius Medauar, que também elogiou o fato de a história se ambientar em Fortaleza, fora do sudeste tradicional nos quadrinhos brasileiros. Os sotaques são uma das marcas registradas da série.

No Twitter, Pablo Casado agradeceu aos fãs: “Depois de três anos, reencontramos as pessoas que só compram Mayara & Annabelle na CCXP; aquelas que apoiaram todas as edições independentes no Catarse e hoje têm as edições definitivas; as que começaram por estas últimas. Tudo isso no primeiro dia. Nunca vamos nos acostumar.

“São oito anos agora. Elas sempre serão maiores do que a gente.”

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.