Durante seu painel na sexta-feira da CCXP 2022, a editora JBC anunciou que dois clássicos do mangá, inéditos no Brasil, sairão aqui em 2023. E os dois são do deus do mangá, Osamu Tezuka: Astro Boy e Fênix.
O primeiro, Tetsuwan Atom no original, é o personagem mais conhecido de Tezuka. Publicado na década de 1950 e 1962, é a história de um menino robô que aprende a virar super-herói em um mundo dividido entre humanos e robôs.
Outras versões do mangá já saíram no Brasil, assim como as versões animadas e o filme. O original ainda era inédito por aqui.
Já Fênix é uma obra que atravessou a carreira de Tezuka. Ele a começou em 1954 e voltou várias vezes durante a vida, deixando-a praticamente sem conclusão com seu falecimento em 1989. É uma reflexão sobre vida e morte a partir do pássaro que ressuscita das próprias cinzas.
Esta semana foi anunciada uma animação baseada em Fênix, Phoenix: Eden 17, com produção da Disney, também com lançamento no ano que vem.
O painel da JBC não foi só Tezuka. O primeiro anúncio da editora, na verdade – e que arrancou muitos gritos da plateia – foi Saint Seiya: Final Edition, nova versão de Cavaleiros do Zodíaco com muitas páginas extras e revisões pelo autor Masami Kurumada. O material ainda está em andamento no Japão, com cinco volumes.
A lista de novidades da JBC para o ano que vem segue:
- Full Metal Alchemist 20th Anniversary Book, como o próprio nome diz, comemora o aniversário do quadrinho de Hiromi Arakawa.
- The Fable, de Katsuhisa Minami, sucesso de público no Japão – mais de 20 milhões de exemplares em circulação, duas adaptações em longas live-action – vai trazer a história de um assassino serial.
- Mermaid Scales and the Town of Sand, de Yoko Komori, em dois volumes, trata de relação de uma garota e uma sereia numa cidade costeira.
- Zom 100: Bucket List of the Dead, de Kotaro Takara e Haro Aso, é uma história de apocalipse zumbi que contrasta com a precarização do trabalho entre jovens no Japão. A Netflix anunciou uma adaptação para longa-metragem este ano.
O painel da JBC também deu atenção especial aos quadrinistas brasileiros, do selo JB Studios. Todos os autores estavam no palco. Entre as novidades para 2023 estão:
- Quack: o caminho do vento, de Kaji Pato
- The Ghost Who Lurks, de Amilcar Pinna e Yuri Moraes
- Como Fazer Mangá vol. 2, de Raoni Marqs
- e a esperada adaptação de Jiraya: o Incrível Ninja, por Chris Tex e Santtos
A JBC também divulgou o material que está lançando durante a CCXP – como Evangelion Collector’s Edition – e diz que está guardando um anúncio surpresa para suas redes daqui a duas semanas, no dia 13.