O Palco Thunder da CCXP22 durante transmissão do jogo do Brasil

CCXP

Notícia

CCXP22 tem clima de estádio apesar de zebra em jogo do Brasil na Copa

Transmissão de partida contra Camarões agita fãs, apesar de derrota frustrante

Omelete
4 min de leitura
02.12.2022, às 19H18.
Atualizada em 02.12.2022, ÀS 20H08

Quem foi ao São Paulo Expo no segundo dia de CCXP22 encontrou algo tão inusitado quanto histórico: camisas azuis e amarelas da seleção brasileira fazendo frente à sempre numerosa quantidade de cosplays que tipicamente preenchem o evento. É porque, pela primeira vez em sua história, a CCXP recebeu uma transmissão ao vivo de um jogo do escrete canarinho em uma Copa do Mundo de Futebol — em parceria com a Globoplay e o SporTV. Adiado para o final do ano por questões climáticas, o mundial do Catar se fundiu ao maior evento de cultura pop do mundo e, com o Palco Thunder by Cinemark Club lotado de fãs da amarelinha, um clima digno dos maiores estádios brasileiros tomou conta dos mais diversos nerds.

Uma pena que a festa não se estendeu ao que aconteceu dentro do campo.

Com um gol marcado aos 87 minutos do jogo por Vincent Aboubakar, Camarões venceu o time reserva do Brasil por 1x0, tirando vantagem das muitas chances de ataque brasileiras que acabaram frustradas por incompetência verde e amarela ou competência do goleiro africano Devis Epassy. Agora, se a história do jogo tivesse de ser resumida pelos sons que se ouviram da torcida canarinho na CCXP, ela seria bem diferente: os fãs de cultura pop que se reuniram sob o gigantesco telão do Cinemark vibraram como se faz com um gol a cada ataque, drible e defesa da seleção brasileira, bem como com todos os cartões amarelos recebidos pelos camaroneses.

A festa começou com um bate-papo futebolístico bem-humorado entre Marcelo Forlani e Daniel Pereira, narrador do SporTV. Quando a bola estava prestes a rolar, mais um dos crossovers épicos da CCXP aconteceu, surpreendendo a todos os presentes: Jovem Nerd e Azaghal também subiram ao palco e acompanharam, com direito a comentários e bate-papo no intervalo, toda a ação do time de Tite no Catar.

O primeiro tempo do jogo começou agitado, com o narrador Milton Leite comandando a transmissão e puxando fortes gritos da torcida da CCXP já com um cartão amarelo dado à seleção camaronesa. O primeiro ataque perigoso do Brasil, saído de uma cabeçada forte do ponta do Arsenal (Inglaterra) Gabriel Martinelli, fez o Palco Thunder tremer com o que pareciam gritos de gol. O mesmo se repetiu a todo lance positivo para o Brasil, com o jogo virando apenas próximo ao final da etapa, em uma defesa magistral do goleiro canarinho Ederson. O intervalo com placar em 0x0 não desanimava os torcedores.

A torcida pelo Brasil no Palco Thunder da CCXP22

"Parece sala de cinema, está muito maneiro, nunca imaginava ver um jogo da seleção na CCXP", comentou com o Omelete o torcedor Lucas, de 24 anos. As amigas Camila, de 29 anos, e Yasmin, de 23 anos, também estavam curtindo demais a experiência: "É contagiante ver todo mundo reunido", disse Camila. "Sim, todos torcendo juntos quando chega perto de fazer um gol", acrescentou Yasmin.

O segundo tempo começou com Tiago Leifert assumindo a narração da partida e ainda mais empolgação da torcida brasileira, que batia palmas e bastões infláveis a todo o vapor para afastar a pressão inicial de Camarões. A atitude parecia surtir efeito, já que isso aliado às substituições feitas pelo técnico Tite pareciam jogar o Brasil para cima da seleção africana. Anticlimaticamente, quando o gol canarinho parecia que finalmente aconteceria, um contra-ataque camaronês rápido pelo lado esquerdo da defesa brasileira terminou em uma cabeçada fatal, nossa seleção derrotada e um duro clima de decepção.

Mas, mesmo com a zebra camaronesa, não há dúvida que esse foi mais um dos muitos momentos épicos da história da CCXP.

No primeiro dia de CCXP22, a Paramount revelou o primeiro trailer de Transformers: O Despertar das Feras, enquanto a Disney trouxe a data da 3ª temporada de Mandalorian e os primeiros trailers de Indiana Jones e o Chamado do Destino Guardiões da Galáxia Vol. 3

Nomes confirmados para a CCXP22 incluem os atores Keanu Reeves, Jenna Ortega, Gwendoline Christie, Noah Centineo, Kirby Howell-Baptiste e Bella Ramsey, o elenco do Porta dos Fundos, o streamer Gaulês, os quadrinistas Mark Waid, Aimée de Jongh, Fabien Toulmé, Marcello Quintanilha, Jim Cheung e muitos outros.

A CCXP22 acontece de 1 a 4 de dezembro e os ingressos podem ser adquiridos no site Mundo Ticket.

Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.