Filmes

Crítica

Crítica: O Cronometrista

Fraca direção de elenco arruina produção canadense

23.10.2009, às 15H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H54

O Cronometrista (The Timekeeper) é o tipo de filme que depende demais da força de seu elenco para dar certo. A trama, sobre um rapaz de fazenda que perde tudo e vai trabalhar como contador de uma equipe ferroviária no interior selvagem do Canadá, exige atuações marcantes, para registrar o estado mental e a tensão entre os operários, guiados com mão-de-ferro pelo capataz Fisk (Stephen McHattie, o Hollis Mason de Watchmen).

Não é o caso. O diretor Louis Bélanger deixa soltos seus atores e o resultado é total ausência de suspense - mas esse é apenas o primeiro de uma lista de erros imperdoáveis.

Cronometrista

None

A trilha sonora de Guy Bélanger e Claude Fradette é igualmente equivocada. As inóspitas florestas do Canadá chegam a parecer até alegres! Em alguns momentos mais tranquilos, a música parece sugerir a mudança de tom de O Cronometrista para uma comédia. E se havia alguma construção de clima na cena anterior, lá se vai ela em poucos acordes de gaita.

A distância da civilização, muito bem construída na sequência inicial, e a ambientação de terra sem lei, onde a vontade de um impera, pediam uma abordagem de "Oeste Selvagem" à produção. Mas a insistência de Bélanger, coroteirista ao lado de Lorraine Dufour, em desviar-se de suas próprias ideias estabelecidas (tem até uma investigação de assassinato no meio da macarrônica trama) é indefensável.

O bom McHattie até que se esforça como o detestável Fisk. Mas o roteiro o sabota no final. Redenção depois de tudo o que ele faz? Lamentável. O desconhecido Craig Olejnik, que vive o protagonista Martin Bishop, é outro erro. Ele faz a mesma expressão (ou seria inexpressão?) o filme inteiro. Pra piorar, seu personagem é o único completamente imune à passagem do tempo. Enquanto seus companheiros ganham verdadeiros matagais sob o rosto, Martin continua imberbe feito uma moça.

Ao final, o único cronômetro que realmente me importava era o do relógio, para que os 102 minutos passassem logo.

Leia mais críticas da Mostra 2009

Nota do Crítico
Ruim
O Cronometrista
The Timekeeper
O Cronometrista
The Timekeeper

Ano: 2009

País: Canadá

Classificação: 12 anos

Duração: 102 min

Direção: Louis Bélanger

Roteiro: Louis Bélanger, Lorraine Dufour

Elenco: Craig Olejnik

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.