Filmes

Crítica

Crítica: Tinha Que Ser Você

Dustin Hoffman, Emma Thompson e um diretor "segura-vela"

18.06.2009, às 15H00.
Atualizada em 02.11.2016, ÀS 22H03

Harvey (Dustin Hoffman) é um pianista de jazz que ganha a vida escrevendo trilhas sonoras para comerciais de televisão. Kate (Emma Thompson) trabalha para uma agência de pesquisas no principal aeroporto londrino. Ele viaja para a Inglaterra para comparecer ao casamento da filha. Na bagagem, uma relação conturbada com a família e a ex-esposa e sérios problemas no trabalho. Ela, por suas vez, vive às voltas com uma mãe superprotetora e com suas próprias inseguranças.

Harvey e Kate encontram-se por acaso no aeroporto, depois que ele descobre que foi despedido e que sua filha prefere ser acompanhada ao altar pelo padrasto. Do flerte casual - e um tanto melancólico - surge uma amizade verdadeira.

Tinha que ser você

None

O diretor e roteirista Joel Hopkins perdeu em Tinha Que Ser Você (Last Chance Harvey) uma oportunidade incrível de realizar um romance memorável.

Contando com dois dos maiores atores em atividade - Dustin Hoffman e Emma Thompson -, nos papéis principais, o cineasta deveria ter colado sua câmera neles, se sentado em sua cadeira e observado o texto que escreveu criar vida. Porém, resolveu interferir demais... e o que devia ser um belo drama romântico sobre duas pessoas se descobrindo tornou-se um amálgama de estilos e clichês pouco convincente.

Hopkins se perde em montagens açucaradas e subtramas desnecessárias, esquecendo dos talentos que tem à disposição. Quando é a dupla que está em cena, disparando seus diálogos, o filme flui com grande interesse. No entanto, não demora para que o diretor decida criar sua própria versão de sequências como as batidas moça-experimentando-vestidos, ou música-romântica-embalando-passeio-com-a-câmera-ao-longe. Chega a ser constrangedor quando isso acontece.

O cineasta é muito mais feliz quando deixa ambos próximos em público, andando às margens do Tâmisa e conversando sobre suas existências. É ali que Harvey e Kate, através de Dustin e Emma, se tornam personagens verossímeis, com visões realistas do amor, dos relacionamentos e da vida, duas pessoas que você poderia ouvir conversar o dia inteiro - mas que Hopkins insiste em interromper. Tremendo sujeito sem-vergonha esse diretor... segurando vela desse jeito e quebrando todo o clima.

Nota do Crítico
Regular
Tinha que ser Você
Last Chance Harvey
Tinha que ser Você
Last Chance Harvey

Ano: 2008

País: Inglaterra, EUA

Classificação: 12 anos

Duração: 92 min

Direção: Joel Hopkins

Roteiro: Joel Hopkins

Elenco: Dustin Hoffman, Emma Thompson, Eileen Atkins, Kathy Baker, Liane Balaban, Daniel Lapaine, James Brolin, Richard Schiff, Wendy Mae Brown, Bronagh Gallagher, Jeremy Sheffield, Daniel Lapaine, Patrick Baladi, Adam James, Michael Landes, Jamie Sives, Angela Griffin, Charlotte Lucas, Gaia Wise, Imogen Byron, Ginny Holder, Mickey Sumner, Tolula Adeyemi, Jemma Bolt

Onde assistir:
Oferecido por

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.