Filmes

Notícia

D | Roman Polanski fará filme de espionagem baseado no Caso Dreyfus

Diretor vai retratar escândalo político que dividiu a França no final do século XIX

10.05.2012, às 00H00.
Atualizada em 09.11.2016, ÀS 02H00

Roman Polanski anunciou hoje que seu próximo filme será D, thriller político baseado nos acontecimentos do Caso Dreyfus, escândalo político que dividiu a França no final do século XIX.

ilustração

None

zola

None

Trata-se da condenação por alta traição de Alfred Dreyfus em 1894, oficial de artilharia do exército francês, de origem judaica. Acusado de fornecer segredos do exército francês ao embaixador alemão em Paris, Dreyfus foi sentenciado a prisão perpétua na colônia penal da Ilha do Diabo, na Guiana Francesa, onde passou 5 anos em isolamento até que as circunstâncias da sua condenação fossem esclarecidas.

O processo fraudulento, baseado em documentos falsos e conduzido a portas fechadas, foi descoberto pelo Coronel Georges Picquart que levou a informação a seus superiores. Os oficiais de alta patente deciram ocultar o erro judicial, desencadeando uma onda de nacionalismo e xenofobia. A situação de Dreyfus só foi revertida graças ao empenho de Picquart, que na sua busca pela verdade também foi falsamente acusado e enviado à prisão, e a manifestações públicas como a do escritor Émile Zola no artigo J'accuse (em português Eu acuso).

"Há tempos quero fazer um filme sobre o Caso Dreyfus, retratando-o não como um drama de costumes, mas como uma história de espionagem. Dessa forma é possível mostra a relevância do caso para o que está acontecendo no mundo hoje - o espetáculo milenar da caça às minorias, a paranoia da segurança, tribunais militares secretos, as agências fora de controle, inteligência, acobertamento de fraudes pelo governo e uma imprensa raivosa", declarou Polanski, prometendo uma abordagem bastante diferente do caso que já foi retratado diversa vezes pelo cinema, incluindo o vencedor de Oscar A vida de Émile Zola, de 1937, e um curta dirigido por Georges Méliès em 1899.

Robert Harris (que trabalhou com Polanski em O Escritor Fantasma) escreve o roteiro e Robert Benmussa e Alain Sarde são os produtores. Não há uma data definida para o início das filmagens. O último filme do diretor, Deus da Carnificina (Carnage) estreia em 1º de junho no Brasil.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.