The Grand Budapest Hotel, o próximo filme de Wes Anderson, que está sendo filmado na Alemanha com elenco quilométrico, teve sua primeira sinopse revelada pelo Screen Daily.
Até agora, sabia-se que a trama se passa no tal hotel Grand Budapest do título, em momentos nos anos 1930 e, talvez, nos anos 60. Agora, pelo novo resumo, tudo indica que o filme se prepara para a Segunda Guerra Mundial:
"The Grand Budapest Hotel conta a história de um lendário concierge em um famoso hotel na Europa entre as duas grandes guerras, e sua amizade com um jovem empregado que se torna seu protegido. A trama envolve o roubo e a recuperação de uma pintura renascentista inestimável, a batalha por uma fortuna de família e as lentas e então súbitas mudanças que atingiram a Europa durante a primeira metade do século 20."
Ralph Fiennes vive o concierge e Tony Revolori, de 16 anos, interpreta seu protegido. No elenco estão ainda Jude Law, Tilda Swinton, F. Murray Abraham, Harvey Keitel, Mathieu Amalric, Saoirse Ronan, Bill Murray, Owen Wilson, Edward Norton, Jeff Goldblum, Adrien Brody, Jason Schwartzman, Bob Balaban, Tom Wilkinson e Willem Dafoe.
Anderson diz em entrevistas que quer fazer esse filme de época para homenagear as comédias espertas de Ernst Lubitsch, como Ser ou Não Ser (1942) e A Loja da Esquina (1940). Assim como Lubitsch, que ambientava tramas na Europa sem filmar no continente, o filme de Anderson se ambienta na Hungria mas é rodado na Alemanha. The Grand Budapest Hotel é o segundo longa de época de Anderson, depois de Moonrise Kingdom, que se ambienta em 1965.
A estreia pode acontecer no final de 2013, pela Fox Searchlight.