Hayao Miyazaki, diretor de A Viagem de Chihiro e A Princesa Mononoke, anunciou a sua aposentadoria durante o Festival de Veneza.
A notícia foi dada pelo presidente do estúdio Ghibli, Koji Hoshino, quando o O Vento Leva, último filme de Miyazaki, foi apresentado na mostra competitiva. Em breve, o diretor dará uma entrevista no Japão para falar mais sobre a decisão, até agora, ele não deu mais detalhes - disse apenas que não dirigirá novos filmes.
miyazaki
[Atualizado] Miyazaki confirmou que não dirigirá mais filmes, mas revelou que pretende continuar ligado ao Ghibli, trabalhando principalmente junto ao museu do estúdio: "Eu estarei livre. Ao mesmo tempo, enquanto puder dirigir meu carro até o estúdio, vou dirigir. Se existirem coisas que quero fazer, vou fazer", comentou, sem entrar em detalhes. Segundo o diretor, O Vento Leva, seu último filme, demorou cinco anos para ser feito e uma nova animação demoraria mais seis ou sete anos para ficar pronta: "Começarei com 73 anos e terminarei [o filme] com 80", justificou.
Falamos da noticia no Hyperdrive:
Entre outras obras de Miyazaki estão Meu Vizinho Totoro e O Castelo no Céu.