Filmes

Crítica

Em Nome de Deus | Crítica

<i>Em nome de Deus</i>

15.01.2004, às 00H00.
Atualizada em 05.11.2016, ÀS 13H05

Em nome de Deus
The magdalene sisters

Inglaterra, Irlanda, 2002
Drama - 119 min.
Direção: Peter Mullan
Roteiro: Peter Mullan

Elenco: Geraldine McEwan, Anne-Marie Duff, Nora-Jane Noone, Dorothy Duffy, Eileen Walsh, Mary Murray, Britta Smith, Frances Healy, Eithne McGuinness, Phyllis MacMahon

Pôlemico filme baseado em uma história real, Em nome de Deus (The Magdalene Sisters, 2002) segue a trajetória de três jovens irlandesas que, por conta de seu "comportamento imoral" são enviadas a um rígido convento. Uma delas foi violentada por um primo, outra é mãe solteira e a terceira - acreditem ou não! - apenas flertava com os rapazes da vizinhança de seu orfanato. Na instituição religiosa, encontram outras mulheres em situações semelhantes.

Submetidas às piores brutalidades físicas e mentais, elas são forçadas a trabalhar na lavanderia para enriquecer os cofres do convento, administrado por freiras sádicas e gananciosas.

O convento é um festival de clichês podres da Igreja Católica, com tudo de mau que já foi dito que aconteceu dentro de um convento até hoje. Não faltam espancamentos, violações sexuais, cárcere privado, trabalhos forçados, maus tratos, lavagem cerebral, etc. Por conta dessas cenas, a Igreja e alguns de seus seguidores mais fervorosos trataram de fazer uma campanha contra a obra do diretor Peter Mullan. Porém, dois jornais italianos enviaram repórteres à Irlanda, que puderam comprovar a existência de tais locais e das atrocidades lá cometidas, todas relatadas por sobreviventes.

E não pense que tratam-se de histórias do século passado, pois o filme se passa em plena década de 60 e a última destas lavanderias fechou em 1996! Mesmo para a Irlanda, um país dominado por católicos, parece difícil de acreditar. Claro que nem tudo o que é mostrado ali aconteceu ao mesmo tempo. O diretor, talvez na ânsia de mostrar o máximo de denúncias no menor espaço de tempo, deu um certo verniz de irrealidade a todo o filme. Não que isso diminua a sua força.

Em nome de Deus é um filme-denúncia dos mais interessantes, que conta com um elenco desconhecido da maioria, mas bastante talentoso. As atrizes dão um banho de interpretação e conseguem passar ao espectador todo o sofrimento causado às suas personagens. E não estamos falando de pouca coisa.

Nota do Crítico
Ótimo
Em Nome de Deus (2012)
Captive
Em Nome de Deus (2012)
Captive

Ano: 2012

País: França

Classificação: 14 anos

Duração: 120 min

Direção: Clive Donner

Elenco: Derek de Lint, Kim Thompson, Denholm Elliott, Bernard Hepton, Rachel Kempson, Angela Pleasence, Kenneth Cranham

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.