Filmes

Crítica

Monster - Desejo Assassino | Crítica

<i>Monster - Desejo assassino</i>

17.06.2004, às 00H00.
Atualizada em 09.11.2016, ÀS 23H01

Monster - Desejo Assassino
Monster
, 2003
EUA, Alemanha,
Drama - 109 min.

Direção: Patty Jenkins
Roteiro:
Patty Jenkins

Elenco: Charlize Theron, Christina Ricci, Bruce Dern, Lee Tergesen, Annie Corley.

Em 9 de outubro de 2002, foi executada por injeção letal, no Estado da Flórida, Aileen Wuornos, a primeira assassina serial dos Estados Unidos e uma das únicas do mundo.

Conhecida como a Donzela da Morte, ela matou seis homens de meia idade enquanto trabalhava como prostituta nas auto-estradas americanas. Em 2001, depois de mais de uma década encarcerada, a assassina pediu para ser condenada à morte de uma vez, pois não havia "razão para ficar gastando o dinheiro dos contribuintes comigo. Matei sim, e mataria novamente, se pudesse", declarou. "Tenho ódio correndo em minhas veias".

Aileen sofreu abusos na infância e consumiu drogas durante toda a vida. Começou a se prostituir aos 14 anos e cometeu seu primeiro assassinato em 1989, matando mais cinco pessoas (ou seis, não se sabe ao certo) nos nove meses seguintes.

00:00/08:42
Truvid
auto skip

Poucas horas depois da execução da sentença, um dos grandes veículos de Hollywood já anunciava o início da produção de Monster, filme independente que mostraria a vida da assassina. Não seria motivo para alarde, afinal, Hollywood não é conhecida por deixar assuntos esfriarem antes de transformá-los em película. Entretanto, a presença de Charlize Theron (Doce novembro) como a protagonista causou espanto. Theron parecia uma escolha equivocada para o papel, afinal ela é belíssima, tem um rosto conhecido demais e parecia incapaz de garantir alguma verossimilhança para a trama.

Felizmente, a atriz encontrou a maneira ideal de abordar o trabalho: ficar feia, tática que foi recentemente testada pelas igualmente belas Nicole Kidman, em As horas, e Salma Hayek, em Frida. Theron transformou suas formas ao engordar 16 quilos, sofreu um processo de maquiagem que a deixou parecidíssima com a serial killer (incluindo prótese dentária, manchas de pele e cabelos maltratados) e, principalmente, agiu nas telas como uma verdadeira troglodita, movendo-se e falando como a "monstra" do título. O resultado é tão positivo que lhe rendeu o cobiçado Oscar de Melhor atriz.

Não por acaso, a cena que abre o longa mostra um close-up da chuva batendo em seu rosto transformado. Um tremendo choque para quem a viu linda no recente Uma saída de mestre. Passado o susto inicial, o filme acompanha a vida de Aileen, desde o começo da sua carreira de crimes até seu julgamento, e tenta humanizá-la ao dividir o fardo da culpa com a amante Selby Wall.

Interpretada pela sempre competente - e esquisita - Christina Ricci, Selby é uma versão fictícia de Tyria Moore, a mulher que na vida real dividiu os sofrimentos com Aileen. O personagem foi criado porque Tyria havia sido retratada de forma negativa em um documentário sobre a assassina e decidiu processar os produtores da fita. Como em Monster é exatamente isso o que se vê na tela, o estúdio preferiu removê-la para evitar acusações posteriores. Assim, a personagem ficou apenas em parte verídica, o que não tira a sua força.

Selby é mostrada com dualidade. Inicialmente aparece como algo benéfico, já que desperta em Aileen o desejo de mudar de vida, esquecer seu passado como prostituta e progredir. Por outro lado, funciona como um catalisador involuntário da onda de violência da assassina, já que se coloca na posição de dependente da outra e exige boas condições financeiras. Como Aileen não consegue se ajustar - algo mostrado numa das melhores cenas do filme, quando um advogado explica pra ela o que significa ser uma "pessoa normal" - apela para o crime e acaba descontrolada pela sensação de poder.

Todavia, o longa não é genial, nem mesmo memorável. A diretora estreante Patty Jenkins, que também assina o roteiro, exagera na idéia recorrente de tratar a criminosa como fruto de sua condição social e parece fascinada demais pela vida difícil da assassina. A força do filme fica mesmo no fato de ser baseado em uma história verídica - é necessário descontar os excessos da cineasta - e nas ótimas interpretações das duas protagonistas, que conseguem transmitir toda a dualidade de caráter de suas personagens.

Vale ressaltar também que, além de mudar fisicamente Charlize Theron, a pequena produção independente também transformou-a de coadjuvante bonitinha de filmes de ação ou romances açucarados em uma atriz de primeira linha. Seu próximo projeto, a adaptação para as telas do desenho animado Aeon Flux, já garantiu à sul-africana um invejável salário de 10 milhões de dólares, uma quantia significativa que engorda sua conta bancária e pode fazer os quilos extras de Ailenn Wuornos facilmente desaparecerem.

Nota do Crítico
Bom

Monster - Desejo Assassino

Monster

Ano: 2003

Lançamento: 13.02.2004

Gênero: Crime

País: EUA/Alemanha

Classificação: 18 anos

Duração: 109 min

Elenco: Charlize Theron , Christina Ricci , Bruce Dern

Onde assistir:
Oferecido por

Comentários (0)

Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.

Login

Criar conta

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Meus dados

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

Redefinir senha

Crie uma nova senha

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Esqueci minha senha

Digite o e-mail associado à sua conta no Omelete e enviaremos um link para redefinir sua senha.

As senhas devem ser iguais

Confirme seu e-mail

Insira o código enviado para o e-mail cadastrado para verificar seu e-mail.

a

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.