Viva a música sem limites com Deezer!

Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
Filmes
Crítica

Iris | Crítica

O diretor Richard Eire conseguiu tirar algumas das melhores atuações do ano de seus quatro atores

MF
17.05.2002, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H12

Num casamento é a frase “até que a morte os separe” que antecede o aguardado beijo entre os noivos. Pode parecer um exagero, mas não me lembro de filme mais fiel a esta sentença do que Iris (idem, Inglaterra - 2001).

Estrelado por Judi Dench (Shakespeare Apaixonado, Chocolate) e Kate Winslet (Titanic) no papel título, a fita conta a história da escritora britânica Iris Murdoch. Mas é talvez na dupla Jim Broadbent (Moulin Rouge) e Hugh Boneville (Um lugar chamado Notting Hill), interpretando o inseparável e fiel marido e companheiro John Bayley, que o filme se diferencie de outras obras.

Omelete Recomenda

Num ótimo vai-e-vem no tempo, que nos transporta para o passado em que os dois se conheceram e o presente em que Iris descobre sofrer do Mal de Alzheimer, o diretor Richard Eire conseguiu tirar algumas das melhores atuações do ano de seus quatro pilares.

Dench e Winslet mostram fases diferentes da vida da escritora. Winslet é a jovem cheia de vida e carente por novas experiências. Dench mostra a autora mais calma, experimentada, mas não menos inteligente, que passa a perder os sentidos quando fica doente. Dos dois atores é difícil não dizer que eles parecem realmente ser a mesma pessoa. Meigos, solidários e completamente apaixonados por Iris. Não foi à toa que, com exceção de Boneville, todos foram indicados ao Oscar, prêmio que apenas Broadbent conseguiu levar para casa.

Nota do Crítico

Ótimo
Marcelo Forlani

Iris (2001)

Iris

2001
90 min
Drama
País: Inglaterra, EUA
Classificação: 12 anos
Direção: Albert Maysles
Onde assistir:
Oferecido por

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.