Filmes

Crítica

Yu-Gi-Oh! - O Filme | Crítica

<i>Yu-Gi-Oh!</i> - O filme

02.09.2004, às 00H00.
Atualizada em 13.11.2016, ÀS 17H01

Yu-Gi-Oh! - O Filme
Yûgiô: Gekijô-ban

EUA, Japão, Coréia
2004 - 90 min.
Animação/Aventura

Direção: Hatsuki Tsuji
Direção de dublagem BR: Guilherme Briggs

Elenco: Marcelo Campos, Mauro Eduardo, Vagner Fagundes, Rodrigo Andreatto, Samira Fernandes, Tatá Guarnieri, Afonso Amajones, Thiago Longo e Guilherme Briggs

Em uma realidade onde um torneio de cartas mágicas chamado Duelo de Monstros é a grande sensação, o garoto Yugi Moto é o astro, aquele a quem todos os outros praticantes sonham derrotar.

O pequeno Yugi é o hospedeiro do grande jogador Yami Yugi, o habilidoso Faraó, cujo espírito vive no pingente místico Enigma da Pirâmide, que o menino carrega consigo. Nas batalhas, cartas mágicas são acionadas, convocando todo tipo de criatura mística, como fadas, lutadores e monstros que obedecem fielmente a seus mestres.

O grande rival de Yugi é o milionário Seto Kaiba, que o desafia seguidamente. No entanto, enfrentar Kaiba e seu poderoso Dragão Branco de Olhos Azuis é o menor dos problemas para a dupla Yugi/Yami. Acidentalmente, um demônio milenar chamado Anúbis desperta e inicia seu plano de conquista do mundo. Por sua ambição e por um sentimento de vingança contra Yami, seu rival no passado, Anúbis não está disposto a jogar pelas regras e ameaça causar grande destruição na humanidade. Mas Yugi e Yami não lutarão sozinhos, pois os amigos Joey, Téa e Tristan estão a postos para agir em nome da amizade. E essa ligação entre os adolescentes dá o tom da história, repleta de ação, bom humor e batalhas grandiosas no melhor estilo dos modernos animês de aventura.

Yu-Gi-Oh (ou Rei do jogo) foi criado pelo autor de mangás Kazuki Takahashi, tendo estreado nas páginas da revista semanal Shonen jump em 1996. Dois anos depois, viria a série animada produzida pela Toei Animation. Ao estrear na TV americana em 2000 e se tornar um fenômeno de audiência, foi logo exportado para outros países. Com o sucesso, o mangá original entrou também no pacote da versão americana da Shonen jump.

 

Com a popularidade nos Estados Unidos, os executivos da 4Kids Entertainment resolveram bancar a produção de uma aventura inédita para cinema. Para isso, chamaram o diretor japonês Hatsuki Tsuji e produziram uma aventura que, teoricamente, poderia ser acompanhada por qualquer pessoa, sem necessidade de conhecimentos prévios sobre o universo de Yu-Gi-Oh. No entanto, fica difícil para quem não assistiu à série acompanhar a história.

A 4Kids e a Warner dividiram a animação entre o Studio Gallop, do Japão, e a Dong Woo Animation, da Coréia do Sul, com uma produção mediana. Certamente, é mais bem cuidada e com mais efeitos visuais do que um episódio televisivo mas, ainda assim, não tem o mesmo nível de animês dignos de cinema como Metrópolis, A viagem de Chihiro ou até Cowboy Bebop - O filme, que também veio da TV. Ainda assim, consegue entreter e tem momentos muito divertidos, como a seqüência em que os garotos enfrentam os guerreiros mumificados (e apodrecidos) de Anúbis.

A distribuidora nacional lançou somente cópias dubladas em português, sendo que a versão brasileira foi realizada no estúdio carioca Delart, e não pelo estúdio paulista Parisi Video, que dublou a série de TV. Os fãs, porém, não vão estranhar, pois os dubladores originais foram mantidos, incluindo o principal, Marcelo Campos, veterano de produções japonesas como Cavaleiros do Zodíaco, Shurato, Winspector e várias outras. A direção de dublagem ficou a cargo de Guilherme Briggs, a voz brasileira do Freakazoid e do Cowboy Bebop, e grande fã de animações japonesas.

Yu-Gi-Oh - O filme, estreou nos Estados Unidos em 13 de agosto e ainda não foi exibido no Japão.

Nota do Crítico
Bom
Yu-Gi-Oh! - O Filme
Yu-Gi-Oh! The Movie
Yu-Gi-Oh! - O Filme
Yu-Gi-Oh! The Movie

Ano: 2004

País: Japão / EUA

Classificação: LIVRE

Duração: 101 min

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.