Filmes

Crítica

Jin Roh | Crítica

Jin Roh

24.07.2002, às 00H00.
Atualizada em 10.11.2016, ÀS 20H02

Espetacular animação escrita por Mamoru Oshii, o diretor do clássico Ghost in the shell - O fantasma do futuro, e dirigida por seu discípulo Hiroyuki Okiura, a trama de Jin Roh é baseada no mangá Hellhounds, de autoria do próprio Oshii, que também já fizera anteriormente dois filmes com atores baseados no mesmo mangá.

Jin Roh transcorre um universo alternativo em que o Japão perdeu a Segunda Guerra... para a Alemanha nazista (!). No pós-guerra, o país passa por diversos distúrbios políticos e sociais, e a principal força repressora é o grupo Kerberos, unidade paramilitar de elite da qual faz o protagonista da história, o oficial Fuse. Este, após confrontar uma jovem terrorista suicida e quase morrer, vê-se envolvido com a irmã desta em uma trama que tem paralelo com a conhecida história de Chapeuzinho Vermelho (!!!).

Contando assim, a história não parece muito interessante, mas o roteiro é a maior virtude do filme. Complexo, cheio de reviravoltas e bem amarrado, é muito superior a qualquer coisa que Hollywood lançou nos últimos anos; principalmente o final, que justifica todos os elos com a história da Chapeuzinho.

A animação também é espetacular. Sem os atalhos e simplificações comuns das produções japonesas e com uma enorme atenção a detalhe (repare nas feições lupinas do protagonista), a produção consegue o feito de animar personagens e cenários realistas sem que estes tornem-se artificiais; e com um uso mínimo de computadores! A qualidade é comparável à das melhores animações nipônicas, como Akira e o próprio Ghost in the shell.

Destaque especial para uma área que tende a ser menosprezada: Os efeitos sonoros. A sonoplastia de Jin Roh é ímpar e propícia. Aliada à animação superior do filme, é uma completa imersão no mundo retratado no anime. Mundo este, por sinal, muito bem desenvolvido. Os animadores usam até os fatores mais improváveis (como a derrota do Japão para a Alemanha na Segunda Guerra) a seu favor: os uniformes, armas e carros que aparecem no desenho são todos baseados naqueles utilizados pelos alemães na Segunda Guerra. Sim, tem fusca por todo o lado!

Pontos negativos? Bom, como em todos os trabalhos de Oshii, a narrativa perde velocidade enquanto as personagens ganham tonalidades introspectivas e filosóficas. Isto não chega a prejudicar, mas pode irritar o público mais acostumado à ação ininterrupta hollywoodiana.

A cópia exibida no Anima Mundi foi fornecida pelo canal a cabo Locomotion, que incorporou Jin Roh à sua programação de longas de animação (que também conta com os previamente mencionados Akira e Ghost in the shell). Ela foi exibida em proporção de tela de TV (o filme foi produzido em proporção de tela de cinema), o que tornou as personagens e cenários mais esguios, mas não comprometeu a imagem. Portanto aqueles que não conseguiram assistir ao anime no Anima Mundi poderão aguardar sua exibição na TV a cabo.

Vale a pena!

 

Jin Roh
(Jin Roh) Japão, 1999
Direção: Hiroyuki Okiura
Roteiro: Mamoru Oshii

Nota do Crítico
Excelente!
Jin Roh
Jon Roh
Jin Roh
Jon Roh

Ano: 1999

País: Japão

Classificação: LIVRE

Duração: 102 min

Direção: Hiroyuki Okiura

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.