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Crítica: Matadores de Velhinha

Matadores de Velhinha

22.06.2004, às 00H00.
Atualizada em 07.11.2016, ÀS 08H06

Matadores de Velhinha é, sem dúvida, um dos nomes de filme mais engraçados do ano. Dirigido pelos sempre cultuados irmãos Joel e Ethan Coen (Fargo, O amor custa caro), este é o primeiro remake da dupla. A fita original, que em inglês tinha o mesmo título (The Ladykillers), fora batizada no Brasil de O quinteto da morte (1955) e tinha como grande estrela o britânico Alec Guinness (o Obi-Wan Kenobi da clássica trilogia Star Wars), que contracenava com um ainda não tão conhecido Peter Sellers (Pantera Cor-de-Rosa, Um tiro no escuro).

Desta vez, o protagonista é Tom Hanks, no papel de Goldthwait Higginson Dorr. Com um estranho visual (um terno bege ornamentado por uma gravata borboleta, próteses dentárias, topete, barbicha e bigode) e um título de PhD em línguas mortas, ele bate à porta da sra. Munson (Irma P. Hall) interessado no quarto que ela está alugando. Além de revistar o cômodo, ele pede para ver o porão, pois neste seu ano sabático está se dedicando ao estudo da música rococó. Ele diz que aquele local é perfeito para seu conjunto e pede à velhinha a permissão para ensaiar ali.

Matadores de velhinha

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Na verdade, o que ele quer mesmo é cavar um túnel até o cofre de um barco-cassino que atraca ali do lado e efetuar um grandioso assalto. Seus músicos são na realidade comparsas da mais baixa estirpe. As apresentações destes personagens têm o humor típico dos Coen, ácido e imprevisível.

Apesar da trama se parecer muito com a de filmes espertos e descolados como Onze homens e um segredo e Lance de sorte, seu espírito está mais para Trapaceiros, de Woody Allen. No lugar de gatunos ágeis, hábeis e inteligentes, temos um bando de bandidos pé-de-chinelo que estão prestes a botar a mão na maior quantia de dinheiro que seus sonhos jamais imaginaram. O único empecilho entre eles e a fortuna é a velhinha, uma viúva muito religiosa e certinha, que não pensa duas vezes em ir à delegacia reclamar dos vizinhos que ficam ouvindo "hipiti hop" alto e atrapalhando seu sossego.

Os Coen martelam muito as características de cada personagem e acabam acertando o dedo ao repetir as mesmas piadas muitas vezes. Mas este percalço é pequeno e quando chegamos ao momento de fazer jus ao título do filme, as situações se tornam hilárias e valem o preço do ingresso.

O brilho negro

Desde que foi anunciado, este projeto chamou a atenção por ser a primeira colaboração de Tom Hanks com os Coen. E mais, seria sua volta às comédias depois de mais de uma década fazendo dramas e romancezinhos. Com seu sotaque estranho, sua risada nervosa e sua predileção pelo poeta Edgar Allan Poe, Hanks prova (mais uma vez) sua versatilidade e seu timing humorístico. Mas quem rouba a cena é Irma P. Hall. Como a típica senhora negra de uma pequena cidade do sul dos Estados Unidos, ela reúne todos os esterótipos conhecidos e imaginados e compõe o personagem mais crível da história. Ela é o que Martin Lawrence não conseguiu ser em Vovó...Zona (Big Momma´s house - 2000) e um resultado destes só é possível porque Ethan e Joel são tão bons nas escolhas de seus elencos quanto na criação de seus personagens. Alguns de seus principais achados são: John Goodman, Holly Hunter e Frances McDormand, que acabou se tornando esposa de Joel.

Outro destaque de Matadores de Velhinha é a trilha sonora. Se em E aí, meu irmão, cadê você? (O, brother where art thou? - 2000) os Coen resgataram o folk, agora seu trabalho arqueológico faz o mesmo com o gospel. Apesar de também estarem presentes músicas de câmara barroca e o hip hop, são as canções de exaltação a Deus que iluminam a tela e fazem o espectador ficar uns minutos a mais na sala acompanhando os créditos e esperando por uma piada final que não existe (ou seria esta a piada aplicada por eles?).

Nota do Crítico
Ótimo
Matadores de Velhinha
The Ladykillers
Matadores de Velhinha
The Ladykillers

Ano: 2004

País: EUA

Classificação: 14 anos

Duração: 104 min

Direção: Ethan Coen e Joel Coen

Roteiro: Ethan Coen e Joel Coen

Elenco: Tom Hanks, Marlon Wayans, Irma P. Hall, J.K. Simmons

Onde assistir:
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