Filmes

Crítica

O Zelador Animal | Crítica

Quando Madagascar encontra Hitch

06.10.2011, às 20H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 14H28

Animais falantes são quase um subgênero dos filmes infantis. Porém, os roteiristas de O Zelador Animal (Zookeeper, 2011) aparentemente não receberam o memorando que sacramentava isso, pois resolveram utilizar os bichos do zoológico para ajudar o tal funcionário do título, Griffin (Kevin James), a reconquistar sua ex-namorada, Stephanie (Leslie Bibb), sem se preocupar com as confusões que isso pode causar nas futuras gerações. O problema é que ao misturar Madagascar com Hitch, o filme erra os dois públicos.

O Zelador Animal

None

O Zelador Animal

None

O Zelador Animal

None

A comédia começa com o casal passeando a cavalo por uma praia ao pôr-do-sol. Quem dá o coice, porém, é Stephanie, quando rechaça o pedido de casamento do gordinho que é romântico e dedicado, mas trabalha no zoológico, algo bem longe das aspirações de uma loira, magra e bonita. Anos mais tarde, ela reaparece em sua vida, meio que arrependida, mas carregando um ex (Joe Rogan) a tira-colo. Como qualquer homem, Griffin esquece tudo o que sofreu e decide reconquistá-la. Depois de passarem o tempo todo calados ouvindo as lamúrias de seu amigo sobre o sexo feminino, os animais passam a lhe dar conselhos. E ele ouve, claro!

No original, as dublagens dos animais foram feitas por Adam Sandler, Jon Favreau, Cher, Sylvester Stallone, Judd Apatow e Nick Nolte, para citar só alguns nomes. Aqui no Brasil, coube ao comediante Marcelo Adnet dar voz aos bichos. Como a maioria (se não todas) das cópias será em português, essa foi a versão que nós vimos. Apesar da estranheza original que a versão dublada sempre tem, a versão nacional não chega a atrapalhar. Os problemas do filme são outros.

A comédia física está longe de trazer qualquer grau de originalidade, o texto é aquela mesmice de sempre nos diálogos (com a repetição da "frase de efeito" do macaco, que pede para jogar cocô nos outros, algo que sempre funciona com ele) e as situações são dignas de arrancar um sonoro bocejo de tão previsíveis. Um porco-espinho no colo vai soltar seus espinhos no rosto dele, só porque a equipe de roteiristas acha que isso é engraçado. Mas não é.

Sobra de divertida só a cena em que Griffith leva o gorila deprimido para dar um rolê pela cidade. O problema é que o macacão é justamente o menos realista dos animais retratados ali. Difícil dizer se é falta de dinheiro, de talento ou apenas pura cara-de-pau dos produtores.

Entre mensagens panfletárias no estilo "seja você mesmo" e Ken Jeong aparecendo mais uma vez reprisando o papel de asiático sem-noção (algo que ele faz muito bem, mas já está começando a cansar), não sobra muita coisa para O Zelador Animal.

O crédito no final diz que animais não foram feridos durante a execução do filme. O mesmo não se pode dizer sobre quem teve de assisti-lo. É como se os roteiristas tivessem levado a sério a dica do macaco e resolvessem jogar tudo de ruim na direção da plateia.

Nota do Crítico
Ruim
O Zelador Animal
Zookeeper
O Zelador Animal
Zookeeper

Ano: 2010

País: EUA

Classificação: LIVRE

Duração: 104 min

Direção: Frank Coraci

Elenco: Kevin James, Rosario Dawson, Sylvester Stallone, Nick Nolte, Jon Favreau, Adam Sandler, Judd Apatow, Thomas Gottschalk, Ken Jeong, Donnie Wahlberg, Leslie Bibb, Nat Faxon, Cher, Joe Rogan, Faizon Love, Maya Rudolph, Bas Rutten

Onde assistir:
Oferecido por

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.