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Entrevista

Omelete Entrevista: Rain e James McTeigue

Ator e diretor do filme Ninja Assassino falam sobre o filme

05.02.2010, às 00H00.
Atualizada em 05.12.2016, ÀS 22H05

O cantor de Korean Pop Rain e o diretor de V de Vingança James McTeigue têm uma coisa em comum: os irmãos Wachowski. Os criadores de Matrix deram ao "Chuva" a chance de aparecer nas telas em Speed Racer e ao ex-diretor de segunda unidade a oportunidade de comandar o seu primeiro longa-metragem.

Para conversar com eles sobre Ninja Assassino, o novo projeto produzido pelos irmãos cineastas o Omelete enviou o correspondente em Los Angeles Steve Weintraub, do site Collider. Veja como foi abaixo ou na transcrição feita pela Carina Toledo:

Eu estou cobrindo para o Omelete, no Brasil, então a primeira pergunta é: vocês já foram ao Brasil?

James McTiegue: Não, eu nunca fui ao Brasil, mas eu adoraria ir.

Rain: Eu também.

JM: Eu gostaria de ir à São Paulo, ou Rio. Ir para o Carnaval.

Exatamente.

R: Lá tem muita mulher, certo?

Eu estou sentindo uma coisa em relação a você e as mulheres...

JM: Você pode tirar a camisa o tanto que quiser lá no Rio.

R: Ok, vou fazer isso.

JM: Tem que ficar num nível brasileiro antes de ir, na verdade.

Os caras do Omelete queriam saber qual foi a importância de mostrar esse filme na Comic-Con...

JM: Bom, a importância de mostrar o filme lá é que eles são a plateia perfeita para ele. Porque o filme está nesse campo cultural de graphic novels e quadrinhos. Ele tem esse estilo e visual. E acho que eles também intrinsecamente entendem o gênero ninja. Então é por isso que eu queria levar o filme lá e mostrá-lo. É uma ótima plateia, na verdade.

Rain, você poderia falar um pouco sobre quantas artes marciais diferentes você teve que usar no filme e seu treinamento?

R: Eu tive que malhar meu corpo que nem o Bruce Lee. Eu treinei por oito meses, cinco dias por semana, oito horas por dia. E eu só comia peito de frango e vegetais. E quer saber? Foi horrível! Nada de açúcar, nada de sal, ou molho.

JM: E tinha aulas diárias de karatê...

R: É. Eu aprendi muito Taekwondo, Karatê, Kung Fu. Fiquei muito forte.

Você manteve o treinamento? Esse é o verdadeiro segredo.

R: Não, meus músculos se foram.

JM: O próximo filme vai ser "Fat Ninja Assassin". Ele vai estrelar.

R: É, gordo. Vai ser "McDonald's Ninja Assassin".

JM: Essa é uma boa ideia para o filme. Legal.

Os caras do Omelete e eu amamos o filme Speed Racer. Eu acho que foi um dos melhores filmes de 2008. Por que ele não se conectou com mais espectadores?

JM: Sabe, eu acho que provavelmente Speed Racer é um daqueles filmes que em 10 anos as pessoas vão olhar para trás e pensar "Esse filme estava tão à frente do seu tempo"... Realmente acho que é algo assim. Sei lá! Sabe, às vezes filmes não chegam ao mercado do jeito certo. Eu não tenho muita certeza. É um filme ótimo, nós dois amamos trabalhar nele. Os Wachowski são cineastas geniais. Eu acho que esse filme deve ser julgado de novo.

Você tem alguma ideia de porque ele não conectou?

R: Eu não sei. Eu realmente adorava Speed Racer, e tem muitos efeitos visuais...

Em concordo com você 100%. Realmente concordo.

JM: Eu não sei, eu acho que talvez ele caiu entre dois lugares diferentes. Talvez as pessoas achassem ia ser uma coisa e não foram conferir. E outras pessoas acharam que ia ser outra coisa, então elas também não foram. É uma ciência tão inexata, todo esse processo de fazer um filme. Se alguém soubesse o que funciona, eles iam ficar cuspindo isso toda hora. Eu acho que é por isso que tem tantas continuações, na verdade.

Exatamente. E falando em continuações, vocês já conversaram sobre um rumo pro personagem? O que pode acontecer?

JM: Sim, tem mais oito clãs soltos por aí, e ele só lutou contra um por enquanto. Então...

R: É, Ninja 2, 3, 4, 5...

JM: Nós já chegamos no Ninja 9, na verdade. Não, é brincadeira. Obviamente a gente fala sobre isso, sobre os motivos de colocá-lo escalando a parede metafórica no final e escapando, e tudo o que isso representa. Você sabe que ele vai pra algum lugar, fazer alguma coisa. Mas o que é isso vai deixar as pessoas tentando adivinhar, eu acho.

Eu quero falar sobre Berlim. Como é essa cidade, por que você filmou lá? Você poderia falar um pouco sobre filmar em Berlim?

JM: Eu, assim como o Rain, já tinha filmado lá antes. Filmei V de Vingança lá e aí nós fizemos Speed Racer juntos lá. Há um ótimo estúdio, que já está lá desde os anos 20. Lá tem uma ótima equipe, uma ótima lei de incentivo para os impostos e a cidade é fantástica. Eu estava interessado em colocar Berlim no filme, tipo de um jeito meio noir, como se a cidade fosse um personagem do filme.

R: Lá tem muitas garotas.

JM: Só por isso que ele foi. "Porque tem muitas garotas lá".

R: Só estou brincando.

Eu estou curioso. Tem uma ótima sequência nas ruas de Berlim, e gostaria de saber como é filmar ao ar livre assim, nas ruas com ninjas em todo lugar... toda essa coisa. Você poderia falar um pouco sobre como foi isso para você?

R: Sim, essas foram minhas cenas preferidas. Não há cabos, apenas os de segurança. Você não tem truques de câmera.

JM: Essa foi uma sequência difícil de filmar, sabe, porque não tem nenhuma melhoria digital nela. Todos os carros são reais. Foi uma questão de colocá-lo no meio do trânsito e colocar dublês em todos os carros. E ele estava correndo no meio do trânsito e todos os dublês que estavam seguindo ele eram uma mistura de caras do parkour com caras do MMA. Foi uma das sequências mais difíceis. Mas em Berlim eu estava tranquilo. Foi tipo "Vai lá e faz" porque aquela é a maior rotatória da cidade, no Monumento da Vitória.

R: É muito perigoso.

TM: É.

Estou curioso para falar sobre o set do orfanato que vocês usaram. É um cenário impressionante. Você poderia falar sobre o design e também sobre filmar lá?

JM: Era um ótimo set, na verdade. Grace Walker, que é o designer de produção, fez um trabalho incrível. Você começa com elementos básicos, quando está pensando o design. "Isso precisa acontecer, aquilo precisa acontecer". Mas o que me interessava naquele set era poder filmar da parte interna para a parte externa. Então se torna complicado, quase uma forma modular que você tem que usar para construir o set. E nós tivemos que queimá-lo no fim, então você realmente tem que pensar em como vai fazer, o que vai acontecer quando parar de queimar toda aquela madeira? Então, quando chegamos perto das sequências de fogo, sabe com ele lutando com as chamas voando ao redor dele, isso é tudo real.

R: É sim.

JM: Mas era um ótimo cenário.

R: É, porque tinha fogo de verdade, fogo de verdade.

JM: É, e ele estava sem a camisa o tempo todo, então você tem que ter cuidado.

Antes de encerrar, tenho que perguntar: Como foi trabalhar com os Wachowski nisso?

JM: Ótimo. É sempre ótimo, eu tenho uma longa história com esses caras. Trabalhei nos filmes do Matrix, eles produziram o V de Vingança com a gente, eu fui diretor de segunda unidade no Speed Racer e o Rain estava nesse. Esses caras são ótimos cineastas. Ótimos cineastas, ótimos amigos, eu adoro eles.

R: Eu adoro eles.

Minha última pergunta. Têm-se falado muito do Superman na Warner Bros., e você já falou sobre o Superman. Você acha que o filme vai sair ou é uma daquelas coisas que fica no meio do caminho?

JM: Eu não sei. As pessoas me perguntam muito sobre o Superman. Eu acho que é uma questão da Warner Bros. com o caso judicial que eles têm. Isso vai se resolver em algum momento. É uma franquia fantástica, tenho certeza que não vão querer deixar isso sentado na prateleira. Eu acho que vai voltar, logo. Eu espero que logo e não demore.

Ok, tenho que encerrar com vocês. Muito obrigado.

Ninja Assassino já está nos cinemas do Brasil.

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