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Omelista: Filmes Natalinos

Entre no espírito da data (ou não) com a lista que o Omelete preparou

23.12.2007, às 00H00.
Atualizada em 05.11.2016, ÀS 17H02
Quando se fala do Natal

Os Fantasmas Contra-Atacam

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Os Fantasmas Contra-Atacam

O Estranho Mundo de Jack

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O Estranho Mundo de Jack

Esqueceram de Mim

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Esqueceram de Mim

A Felicidade não se compra

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A Felicidade não se compra

Férias Frustradas de Natal

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Férias Frustradas de Natal

Noite do Terror

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Noite do Terror

Trocando as Bolas

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Trocando as Bolas
muitos filmes vêm à cabeça, seja por algum tipo de memória emotiva ou por terem participado direta ou indiretamente na criação do imaginário da data. Para entrar no espírito do feriado, o Omelete resgata agora algumas produções desse repertório, separadas em duas categorias: filmes de Natal e filmes no Natal.

FILMES DE NATAL

Férias Frustradas de Natal (Christmas Vacation, 1989), de Jeremiah Chechik - A família Griswold sempre foi retratada de maneira exagerada e sem limites no cinema, mas nesta comédia está especialmente divertida. Estréia do diretor Jeremiah Chechik (Vingadores), o longa-metragem mostra como a problemática família funciona, mas mais uma vez é Chevy Chase, no auge de sua carreira, quem surge como a alma de toda a série.

O Estranho Mundo de Jack (Nightmare Before Christmas, 1993), de Henry Selick - Cansado da mesmice, o rei da cidade do Dia das Bruxas troca seu reino pela cidade do Natal na busca de novas experiências. Belíssimo conto gótico criado por Tim burton, esta animação retrata, com ótimas músicas, as reflexões de uma entidade cansada de seu ofício.

Os Fantasmas Contra-Atacam (Scrooged, 1988), de Richard Donner - Uma bem-humorada versão do Conto de Natal de Charles Dickens. A trama coloca Bill Murray, pós-Saturday Night Live, como um arrogante dono de empresa de entregas que recebe a visita de fantasmas na véspera de Natal para que aprenda a dar valor ao próximo.

Uma história de Natal (A Christmas Story, 1983), de Bob Clark - Talvez para se redimir do teor pesado de Noite do Terror (Black Christmas, 1974), Clark dirige aqui uma história suave e leve. A narrativa parte de uma criança, bem aos moldes da telessérie Anos incríveis, e conta a obsessão do protagonista com uma espingarda de ar comprimido vermelha - o que gera vários questionamentos negativos, inclusive do Papai-Noel. Destaque para seqüências especiais como "eu duvideodó duas vezes que você coloque a língua no poste" e o abajur de formato de perna que o pai compra para colocar na janela da sala!

Milagre na rua 34 (Miracle on 34th Street, 1947), de George Seaton (com regravação de Les Mayfield em 1994) - Clássico da "Sessão da Tarde", retrata um senhor bonachão que é contratado como Papai Noel numa loja de conveniência onde todos são céticos em relação ao Bom Velhinho.

O Grinch (How the Grinch Stole Christmas, 2000), de Ron Howard - A criação de 1957 do Dr. Seuss retorna às telas, depois de um celebrado debute em 1966, num especial de televisão dirigido por Chuck Jones. Na trama, o Grinch vive no Monte Espicho e se sente aborrecido toda vez que chega o Natal. Assim, resolve sabotar o Papai Noel roubando os presentes deixados para as crianças no momento que o velhote sai das casas. Howard escorrega especialmente nas algazarras da criatura, mas o filme vale pelo cachorro e uma garotinha que reflete sobre o espírito de Natal.

FILMES NO NATAL

Natal Branco (White Christmas, 1954), de Michael Curtiz - Dois ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial dedicam-se à vida artística e descobrem que um antigo amigo do exército está com problemas financeiros em sua pousada. O filme aposta no espírito de solidariedade e na amizade que cura feridas da guerra.

Duro de Matar 2 (Die Hard 2, 1990), de Renny Harlin - John McLane é um dos melhores exemplos de filmes cujos fios condutores são pessoas erradas nos lugares errados. Desta vez, três situações se desencadeiam e fazem o durão policial nova-iorquino entrar em ação: um grupo de terroristas decidm tomar o aeroporto onde ele está; o chefe de polícia só atrapalha; e o avião em que sua mulher viaja está sobrevoando o aeroporto, esperando liberação para pousar. Talvez o melhor filme de Harlin e uma peça totalmente cabível no repertorio da franquia de Duro de Matar.

Trocando as Bolas (Trading Places, 1983), de John Landis - O cineasta segue aqui seu costume de retratar figuras que vivem à margem da sociedade triunfando de alguma maneira. Dan Aykroyd, vivendo um executivo, e Eddie Murphy, um mendigo, têm seus papéis na sociedade trocados a partir de uma aposta dos milionários Bellamy e Ameche. A inversão dos valores e a busca de um sentido nas novas vidas proporcionadas a cada um é o ponto que aproxima a obra de Landis a excelentes comédias de gente como Jerry Lewis, Ernst Lubitsch ou Preston Sturges.

Felicidade Não se Compra (It's a Wonderful Life, 1946), de Frank Capra - Um dos maiores diretores norte-americanos a construir o ideal de cinema industrial de Hollywood, Capra esculpe com a ajuda de James Stewart uma das grandes obras-primas da sétima arte. Na história, um homem prestes a se matar recebe a visita de um anjo que lhe mostra o que seria das pessoas ao seu redor se ele não tivesse existido. O filme não envelhece e segue presente em listas de melhores filmes do mundo pelo seu domínio de tempo, espaço e câmera.

Esqueceram de Mim (Home Alone, 1990) e Esqueceram de Mim 2: Perdido em Nova Yorque (Home Alone 2 - Lost in New York, 1992), de Chris Columbus - Mais famílias peculiares no Natal. Só que desta vez são os McAllister que saem para o Natal e esquecem o filho em casa no primeiro e no aeroporto no segundo filme. Sozinho, o garoto Kevin tem que se virar e ainda escapar das investidas de dois ladrões, os famosos "bandidos molhados". Aqui o diretor tem liberdade e segurança num terreno infanto-juvenil em que o herói cria armadilhas para afugentar os ladrões que sempre caem em truques engenhosos.

Um Herói de Brinquedo (Jingle All the Way, 1996), de Brian Levant - Arnold Schwarzenegger, atual governador da Califórnia, profetizou sua própria falta de tempo para afazeres domésticos neste filme. Depois de uma falha gigantesca com seu filho (ele faltou na formatura de caratê do menino), um pai decide reparar o erro indo atrás do objeto de desejo do garoto, o famigerado brinquedo "Turbo Man". Tudo correria bem se o brinquedo não estivesse esgotado na véspera de Natal, fazendo com que o pai fizesse uma verdadeira peregrinação para encontrá-lo. Para piorar, no meio do percurso arranja um oponente à altura: o comediante Sinbad na pele de outro pai desnaturado em busca do lendário "Turbo Man".

Noite do Terror (Black Christmas, 1974), de Bob Clark, e refilmagem (2006), de Glen Morgan - Oriundo da primeira onda de Slasher movies da década de 1970, Clark, que trabalhou os adolescentes em outro prisma no filme Porky's (1982), aterroriza um grupo de garotas numa pensão na véspera de Natal. Uma a uma elas aparecem mortas, vítimas de um maníaco.

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