A pretensão de Profissão de Risco é diluída da premissa ao clímax. O filme de David Grovic quer ser um noir nos tempos atuais, apresenta um mistério vazio e tenta mostrar um novo Robert De Niro, mais caricato que o normal. Não existe acerto em nenhuma das tentativas. Por baixo de seu disfarce de thriller indie está um suspense genérico sem qualquer atrativo.
the bag man
A trama é sobre uma mala, por isso o título em inglês The Bag Man, que em uma tradução literal seria algo como "o homem da mala" - vivido por John Cusack. Ele é contratado por um excêntrico milionário, interpretado por De Niro, para pegar o objeto e entregá-lo em um endereço combinado. No local, um motel de beira de estrada, o protagonista encontra alguns sujeitos estranhos e uma prostituta (a atriz brasileira Rebecca Da Costa).
Não bastasse a fotografia escura e os cenários limitados, Grovic abusa dos personagens pitorescos - ora macabros, ora cômicos - para criar um ambiente que flutua entre a ilusão e o real. A ideia falha não pelos atores coadjuvantes, que entregam boas performances, mas pelo ritmo imposto pela direção. As cenas de tensão optam por cortes bruscos e foco desnecessário nos diálogos, explicativos na maioria das vezes.
Cusack não faz questão de fugir do padrão de seu estilo de atuação. Em tela está o mesmo personagem de Identidade, O Corvo, 1408 e tantos outros filmes do gênero. Honesto da parte dele. De Niro, por outro lado, veste uma peruca platinada e alguns anéis para incorporar um psicopata. Não fosse pelo visual, o personagem não seria diferente dos últimos fracassos do ator no cinema. Triste da parte dele. Incomoda ver um nome tão importante quanto esse cada vez mais isolado de bons projetos.
E a relação entre ambos está ligada à mala, que em momento algum se torna realmente relevante para o espectador. O mistério sobre ela, na verdade, deixa de ser importante e torna-se óbvio no terceiro ato, quando o filme tenta reverter seus conceitos e se transforma em um estudo psicológico do protagonista. Mais uma medida pretensiosa e mal executada de um filme que nunca desenvolve bem as ideias apresentadas.
Ano: 2014
País: EUA
Classificação: 14 anos
Duração: 108 min
Direção: Ted Demme
Roteiro: Bruce Porter
Elenco: Johnny Depp, Penélope Cruz, Ethan Suplee, Ray Liotta, Franka Potente, Rachel Griffiths, Paul Reubens, Jordi Mollà, Cliff Curtis, Miguel Sandoval, Kevin Gage, Max Perlich, Jesse James, Lola Glaudini, Emma Roberts, Jaime King