Serge Gainsbourg, Vie Héroïque é o título da primeira cinebiografia dedicada ao cantor, compositor e cineasta francês Serge Gainsbourg (1928-1991). E é a estreia na direção de um dos maiores nomes atuais da França em outra área, os quadrinhos: Joann Sfar.
O filme traz Eric Elmosnino no papel do músico narigudo, fumante inveterado, alcoólatra e affaire de Brigitte Bardot, Jane Birkin e várias outras, como destaca o trailer. No papel das duas beldades, estão respectivamente a voluptuosa francesa Laetitia Casta e a inglesa Lucy Gordon. Doug Jones (o mímico que empresta seus movimentos a Abe Sapien em Hellboy) faz uma participação como a figura imaginária La Gueule ("A Garganta").
La Gueule é uma das pitadas autorais de Sfar no filme, pois é desenhado exatamente no seu estilo nos quadrinhos. Confira o trailer e a aparição do personagem (por enquanto, tudo somente em francês sem legendas, e não recomendado para menores ou militantes antitabagismo):
Sfar, que teve seu O Pequeno Príncipe em Quadrinhos e volumes das séries Pequeno Vampiro e O Gato do Rabino publicados no Brasil, também está preparando uma animação baseada da HQ do gato.
Vale a pena conferir, no site oficial do filme, as aquarelas criadas por Sfar como referência visual para o filme (que estão saindo na França em um livro de mais de 400 páginas) e um longo diário de produção em quadrinhos feito pelo colega Mathieu Sapin.
O filme estreia esta semana na França.