Filmes

Crítica

Quase um Segredo | Crítica

Quase um Segredo

24.11.2005, às 00H00.
Atualizada em 03.11.2016, ÀS 07H03
Quase um segredo
Mean Creek
EUA, 2004
Drama - 87 min

Direção: Jacob Aaron Estes
Roteiro:
Jacob Aaron Estes

Elenco: Rory Culkin, Ryan Kelley, Scott Mechlowicz, Trevor Morgan, Josh Peck, Carly Schroeder

Quase um Segredo (Mean Creek, 2004) é um filme sobre garotos, mas é não direcionado a eles. Seu alvo são os pais modernos, geralmente ausentes. A trama mostra um grupo de amigos que sai para fazer um passeio de barco. Mas o motivo real da saída é dar uma lição em George (Josh Peck), um garoto problemático que não mede as conseqüências de seus atos. Sam (Rory Culkin) foi sua última vítima e seu irmão, Rocky (Trevor Morgan), cansado de ver o outro ser humilhado, convence seus amigos Clyde (Ryan Kelley) e Marty (Scott Mechlowicz) a ajudarem no plano. Completa o grupo Millie (Carly Schroeder), amiga de Sam e que nutre algum interesse por ele.

George está desesperado para fazer parte da turma. Mente, dizendo que fuma cigarro, que já experimentou baseado, entre outras coisas. Só que todos têm uma fraqueza e George é hábil em descobri-las e explorá-las com máximo efeito. Porém, suas atitudes só o prejudicam ainda mais e quando o grupo se revolta, o inesperado acontece.

O roteiro não tem a intenção de justificar os atos cometidos pintando os garotos de adolescentes desequilibrados. Nenhum deles é marginal ou arruaceiro, mas todos têm problemas: perda de um pai que se suicidou, a provocação por ser filho de pais gays, o complexo por ser o menor da classe. São as pressões externas e a falta de sensibilidade alheia que os deixam em estado de tensão.

Dirigido com naturalidade por Jacob Aaron, o filme é inteligente e respeita os personagens em suas fragilidades e emoções. Os atores conseguem performances dignas e são contidos, dando a credibilidade necessária à trama. Jacob consegue transformar um suspense num drama pesado que deixa os espectadores assombrados.

Desde Amargo Pesadelo não se vê um filme tão bem estruturado sobre uma viagem fluvial que acaba virando tragédia. Os personagens fazem uma jornada de sua juventude inocente até a árdua realidade adulta e embarcam o público junto nessa viagem. Ao fim dessa trajetória são levados a reconhecer suas falhas e procurar um meio para consertá-las caso estejam dispostos. A questão é: como será possível viver com essa culpa?

Em última instância, o filme fala sobre as escolhas que todos têm de tomar diante de certas situações. Aborda também a facilidade que o ser humano tem de se esconder atrás de máscaras - mostra que ao invés de nos apresentarmos despidos, preferimos nos esconder atrás de estereótipos, principalmente em uma fase em que imagem é tudo.

Nota do Crítico
Bom
Quase um Segredo
Mean Creek
Quase um Segredo
Mean Creek

Ano: 2004

País: EUA

Classificação: LIVRE

Duração: 90 min

Elenco: Rory Culkin, Josh Peck, Trevor Morgan, Scott Mechlowicz

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.