Tom Hanks prova mais uma vez que é um sobrevivente. Os principais atores alternam altos e baixos em suas carreiras. Hanks não. Seus últimos trabalhos são de alto nível. E muito rentáveis! Desde os Oscars de Filadélfia e Forrest Gump, no entanto, a sua atuação não é tão acentuada num filme como acontece em Náufrago. Não é à toa que com ele acaba de ganhar o seu quarto Globo de Ouro (Quero Ser Grande - 1988, Filadélfia - 93, Forrest Gump- O Contador de Histórias - 94) e é sério candidato a levar para casa o terceiro Oscar.
Cast Away, título original do filme, dura 2h24 e Tom Hanks passa quase uma hora e meia da história sozinho, sem ninguém para responder as suas perguntas. Para seu personagem Chuck Noland, estes minutos representaram quatro anos de solidão. Como gerente da FedEx, seu chefe era um relógio. Ironia do destino (ou deveríamos dizer: sarcasmo do roteirista?), depois de sobreviver a um acidente aéreo, Noland acaba sendo levado a uma pequena ilha do pacífico. Sem comida, sem roupas e sem comunicação com o mundo, a única coisa que ele tem de sobra agora é tempo.
O Náufrago
O Náufrago
O Náufrago
Com a maestria de sempre, o diretor Robert Zemeckis (Contato) cuida para que o monólogo de Tom Hanks se torne o menos chato possível (em certas horas é difícil). Como se fosse um de nossos ancestrais pré-históricos, Noland passa a se esconder das intempéries em cavernas e fazer fogo com o atrito de gravetos. Sua alimentação passa a ser à base de coco (e ele sofre com as suas conseqüências). Para provar ao público que todo este sofrimento foi real, Hanks perdeu 25 quilos durante as gravações e deixou barba e cabelos crescerem ao vento, tornando-se um Robinson Crusoé moderno.
Para poder expressar seus pensamentos sem usar narração, Zemeckis faz Chuck conversar com Wilson, uma bola de vôlei que também estava no avião da FedEx e, como ele, sobrevive ao acidente. Além do arredondado parceiro, Noland não desgruda da foto de sua noiva (Helen Hunt). "A lembrança de Kelly é o que mantém Chuck vivo", confirma o diretor.
Um dia, Zemeckis fez filmes como De Volta para o Futuro e Uma Cilada para Roger Rabbit, repletos de efeitos especiais espetaculares. Não é o caso de Náufrago. As cenas em que Noland enfrenta uma tempestade em alto mar não passam de brincadeira de crianças numa piscina se comparadas aos apuros passados por George Clooney e sua tripulação em Mar em Fúria.
Numa outra época, também ao lado de Tom Hanks, o diretor fez muita gente ir ao cinema mais de uma vez para ver um deficiente mental chamado Forrest Gump contar suas histórias. Desta vez, ele deixa Hanks sozinho - não apenas na ilha, mas também na tela - e o ator prova que sabe como poucos sobreviver quando o que conta é o talento natural. Juntando isso ao fato de que Chuck Noland escapa de um acidente aéreo e não marítimo, percebe-se que o melhor título em português para este filme seria "Sobrevivente".
Ano: 2000
País: EUA
Classificação: 12 anos
Duração: 144 min
Direção: Robert Zemeckis
Elenco: Tom Hanks, Helen Hunt, Chris Noth, Paul Sanchez, Lari White, Leonid Citer, David Allen Brooks, Semion Sudarikov, Peter von Berg, Dmitri S. Boudrine, Nick Searcy, François Duhamel, Michael Forest