Colunistas

Artigo

Marcelo Milici | A Essência do Horror no Novo Milênio

Quais são os novos clássicos?

17.07.2015, às 19H47.

Quando o assunto são os melhores filmes do gênero, a primeira questão é saber se as produções citadas têm a capacidade de causar medo, trazem cenas assustadoras e incômodas para o espectador. No entanto, essas características que definem a qualidade do filme não representam a sua essência. Para um longa entrar de vez na retina do público, ele precisa ser lembrado nas rodas de discussão e servir de influência para os próximos trabalhos dos cineastas, como uma referência positiva e que estabelecerá os próximos clichês. Em uma análise mais ampla, será inevitável a menção aos clássicos (por isso, recebem essa denominação) A Noite dos Mortos-Vivos (1968) - o primeiro a apresentar zumbis canibais -, O Exorcista (1973) - como base do subgênero exorcismo -, Um Lobisomem Americano em Londres (1981) - pelos efeitos especiais de transformação -, entre outros, incluindo até mesmo A Bruxa de Blair (1999) - pelo falso documentário. Independente se você gostar ou não do filme, principalmente pela existência de exemplares melhores, sua importância é inegável para a construção da História do Horror no Cinema.

None

E depois disso? Será que só existem clichês e produções repetidas realizadas nos últimos quinze anos? Quais seriam as produções essenciais (ou pelo menos que servirão de influência) para o gênero no novo milênio? Como falei no artigo anterior sobre as tendências relacionadas aos filmes de horror através dos tempos, desta vez proponho como debate os filmes que futuramente podem vir a ser considerados clássicos para as próximas gerações. Foi uma lista trabalhosa, com grande chance de ser injusta em alguns momentos, e deverá trazer boas discussões entre os Omeleitores!

E vocês, caros leitores? Concordam com as escolhas? Que outros filmes sugerem como influenciáveis no gênero em cada um desses anos? Lembrando que as escolhas não precisam indicar as melhores produções de cada ano, mas aquelas que são fortes o suficiente para desenvolver fórmulas e clichês!

Até a próxima!

Marcelo Milici é professor, com especialização em Horror Gótico, idealizador do Boca do Inferno, fã de rock´n roll e paçoca.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.