Quando a 20th Century Fox fez do seu painel na Sala H da Comic-Con 2013 um desfile de astros mutantes, ficou evidente que o Marvel Studios - que traria a sua apresentação logo em seguida - precisava se superar para conseguir competir com Wolverine e os X-Men. E o estúdio veio logo com quatro vídeos: dois trailers e dois teasers.
O primeiro trailer mostrado, com apresentação ao vivo do próprio Tom Hiddleston interpretando Loki, como se estivesse subjugando o povo da Terra na Sala H, foi o de Thor 2 - O Mundo Sombrio.
A prévia começa com uma batalha que passa por uma floresta e chega a uma vila. Sif e os guerreiros de Asgard combatem um exército de soldados com capacetes de metal, e Thor chega pela Bifrost no meio da briga. "Estamos com tudo sob controle", reclama Sif. "É por isso que está tudo pegando fogo?", provoca Thor. A batalha é interrompida pela chegada de um Gigante de Pedra. Thor brinca de novo ("eu aceito sua rendição") e quando o gigante avança o Deus do Trovão dá um gancho com o martelo que quebra o rival em pedregulhos.
Corta para algumas cenas que já eram sugeridas no primeiro trailer, como a misteriosa nave em forma de fragmento rochoso que avança sobre Londres e a passagem de Jane Foster por Asgard. Depois Thor conversa com Heimdall sobre "a única pessoa" que pode ajudá-los: Loki. Corta para o irmão adotado de Thor sendo ameaçado por Sif e Volstagg, e Jane aflita porque "o próprio tecido da realidade está em risco" com o ataque de Malekith (que aparece no vídeo pegando sua máscara no chão, sem vermos seu rosto).
Efeitos visuais, naves sobrevoando Asgard e muita ação dão a impressão de que o segundo filme será maior que o anterior - no que o primeiro trailer ficou devendo. O vídeo mostrado hoje na Comic-Con dá a sensação de que o perigo está presente de fato, e então chega o final do trailer... Pule o parágrafo abaixo se você não quiser saber de spoilers.
Se eles já colocam isso no trailer é porque não têm medo de estragar surpresas, então não dá pra dizer que é spoiler de verdade, mas enfim... O trailer termina com Loki traindo Thor e entregando-o com Jane para Malekith, em uma paisagem cinza, desolada, aparentemente alienígena. Thor está de joelhos, ergue o braço para chamar o martelo e... Loki solta o seu cetro e corta a mão direita de Thor!
Como o elenco de Thor 2 não veio à Comic-Con, quem senta para responder perguntas no painel são os diretores e o elenco da continuação de Capitão América - O Primeiro Vingador, além do presidente do Marvel Studios, Kevin Feige.
Como a trama desde o título em inglês já faz referência ao Soldado Invernal, Feige diz que não há segredo quanto à identidade do personagem, codinome adotado por Bucky Barnes, ex-colega de exército de Steve Rogers, nesta nova encarnação malvada. "Nesse ponto nós seguimos fiéis às HQs. No filme, a revelação é uma supresa para o Capitão, é isso que importa. E se as pessoas forem ao cinema sem saber, bom para elas também", diz o executivo. Como veremos a seguir, o próprio trailer já entrega que Bucky é o vilão.
Scarlett Johansson diz que a Viúva Negra tem mais espaço. "Filme após filme sabemos mais sobre ela. Não vou dizer que vemos ela mais em suas roupas civis, mas ela e Steve Rogers realmente mostram mais de si mesmos agora que se conhecem melhor", diz. Samuel L. Jackson sobre Nick Fury: "Quase tudo que sai da boca dele é mentira, e talvez Nick Fury minta até para si mesmo. Ele tem uma boa ideia do que está acontecendo, mas a paranoia dele talvez o impeça de ver tudo".
Se a declaração de Jackson já casa com os rumores de meses atrás, que dizem que Nick Fury pode ser caçado pela própria SHIELD, o trailer mostrado em seguida aqui em San Diego não deixa dúvidas.
O vídeo começa com o Capitão entrando num elevador com outros oficiais da SHIELD, entre eles um agente que sabemos ser, pela escalação do elenco, o vilão Ossos Cruzados (Frank Grillo). À medida que o elevador desce, Steve Rogers percebe atitudes suspeitas: Ossos Cruzados não tira a mão de cima de sua pistola, e outro agente começa a suar pelas têmporas. Quando o elevador fica lotado de homens da SHIELD, o Capitão pergunta: "Antes de começarmos, alguém quer sair enquanto dá tempo?".
E o quebra-pau começa com uma coreografia de luta bem forte, filmada com impacto e de vários ângulos. Os agentes tentam colocar uma pulseira com ímã no Capitão para prendê-lo ao elevador. Ossos Cruzados ataca com dois bastões elétricos. "Calma aí, big guy, não é nada pessoal", diz o vilão, o último a ficar de pé com o Capitão no elevador. Rogers o nocauteia jogando-o contra o teto do elevador.
A seguir são exibidas várias cenas de ação com a Viúva Negra e o Capitão (correria com câmera na mão e ação realista, muito mais Bourne do que Os Vingadores...) e com Falcão (fugindo de um jato pelos ares), intercaladas com imagens das instalações da SHIELD, que mostram o líder da organização, vivido por Robert Redford. Depois Rogers e Nick Fury discutem: "Vamos condenar uma pessoa antes de julgá-la?", pergunta o Capitão. Fury responde que é preciso encarar o mundo não como gostaria que ele fosse, mas como ele é. "Isso não é liberdade, é medo", retruca Rogers.
Em um hangar da SHIELD, helicópteros e jatos são montados e vemos um tipo novo de aeroporta-aviões - que não dura muito, porque é derrubado no final do trailer do mesmo jeito que a Enterprise caia no trailer de Além da Escuridão. E o trailer termina com o escudo do Capitão preso ao chão no meio da rua. O Soldado Invernal se aproxima, agarra o escudo com seu braço metálico e a câmera sobe para revelar-lhe o rosto, sem máscara, com um borrão de tinta preta sobre os olhos que não deixa dúvidas de que estamos diante do velho Bucky Barnes.
Assim que o elenco de Capitão América 2 sai do palco, entra o de Guardiões da Galáxia - que voou para San Diego diretamente do set em Londres, onde acontece a segunda semana de filmagens. Embora tenha apenas começado, o filme já tem um trailer teaser pronto, que apresenta a equipe - e inclusive revela o visual do guaxinim espacial (no vídeo ele não é apresentado como Rocket Raccoon, só Rocket) e da criatura-árvore Groot, cujo design está idêntico ao dos quadrinhos.
O teaser começa com Peter Quill (Chris Pratt) diante de um portal pesado; ele abre e entra numa sala que parece conter um objeto de origem alienígena, uma esfera. Ao pegar a esfera nas mãos, ele é surpreendido por Korath (Djimon Hounsou), agente da raça alienígena Kree - personagem que, segundo o próprio Hounsou, "ficará entre Thanos e Ronan, o Acusador".
Nessa cena já fica claro que Pratt, ator conhecido pela série de TV Parks and Recreation, foi escolhido para viver Quill por seu talento cômico. Ainda assim, ele diz aqui em San Diego que o protagonista - filho de mãe terráquea e pai alienígena - "está atrás de um propósito e coloca sua vida em risco em nome dessa nova familia [os Guardiões]".
Em seguida, no teaser, todos os cinco integrantes dos Guardiões da Galáxia são fichados por Rhomann Dey (John C. Reilly), o líder da Tropa Nova, enquanto Ronan (Lee Pace) observa ao fundo. Além do Senhor das Estrelas Peter Quill, de Rocket (que cospe no chão) e de Groot, vemos pela primeira vez Drax (Dave Bautista não ganhou uma maquiagem pesada, parece mais uma mão leve de tinta com algumas tatuagens em relevo; quem conhece o lutador sem dúvida vai reconhecê-lo no papel) e Gamora (Zoë Saldana, sim, ficou pouco reconhecível; ela tem próteses no rosto que a fazem parecer uma junkie psicótica de pele verde e cabelo vermelho, e não necessariamente uma assassina).
Em seguida, mais humor (Peter briga com um guarda da prisão que estava escutando seu walkman e mostra o dedo do meio para Rhomann Dey) e alguns relances rápidos da ação, Peter Quill com sua máscara conhecida dos quadrinhos, e Rocket mostrando seus caninos afiados enquanto atira sua metralhadora. Nenhum sinal, por enquanto, de Benício Del Toro como o Colecionador - mesmo porque o ator disse no painel que sequer começou a rodar sua participação ainda - nem de Karen Gillan como a pirata espacial Nebula, uma das vilãs do filme. No painel, Gillan, que havia entrado de peruca, revela que raspou o cabelo de verdade para interpretar Nebula.
O teaser termina ao som de "Hooked on a Feeling", na versão original de B. J. Thomas, provavelmente o tema musical mais insólito já associado a um filme de super-heróis. Como o diretor James Gunn havia dito no começo do painel, "a Marvel faz coisas novas e diferentes e estamos aqui pra fazer algo novo e diferente também".
Antes de se despedir, Kevin Feige chamou Joss Whedon ao palco para anunciar Avengers: Age of Ultron, nome do segundo filme dos Vingadores.
No teaser, enquanto golpes invisíveis vão amassando a lataria de uma armadura (presume-se que é do Homem de Ferro, porque é dourada e vermelha), escutamos falas do primeiro filme que reafirmam que os Vingadores não trabalham bem juntos - a última é a fala de Bruce Banner que diz que a equipe é uma bomba-relógio.
A câmera então chega ao capacete da armadura que apanha, e não é o Homem de Ferro, e sim Ultron. As lentes são inclinadas e uma abertura de lado a lado revela o sorriso sinistro do vilão. O visual parece uma mistura do rosto do Ultron dos quadrinhos com o design do Homem de Ferro do desenhista Adi Granov que a Marvel consagrou no cinema.
Nos quadrinhos, Ultron é uma inteligência artificial com corpo robótico criado pelo cientista Henry Pym, o Homem-Formiga. Na minissérie Age of Ultron, saga mais recente da Marvel, o robô conquista e molda o mundo à sua imagem. Depois do painel, Feige disse que, apesar do nome, o filme não terá relação com o arco das HQs.