O painel da Sony Pictures na Comic-Con 2012 começou com 20 minutos reservados a Resident Evil: Retribuição. O diretor Paul W.S. Anderson entrou primeiro, dizendo que a ideia neste quinto filme da série era tornar tudo muito maior do que antes. "Construímos e destruímos uma Casa Branca só nossa, filmamos em Moscou, na Times Square [de Nova York]... Acho realmente que este filme é o começo do fim da nossa história."
Colin Farrell
Rian Johnson
Joseph Gordon-Levitt
Michelle Rodriguez
Kate Beckinsale
Milla Jovovich
comic-con
Em seguida foi apresentado o trailer mais recente do longa, aquele que começa com Alice (Milla Jovovich) levando uma vida suburbana perfeita, até que o holocausto zumbi começa. "Para mim, correr e gritar e fingir ser uma dona de casa é que é difícil. Fico com dor de cabeça só de lembrar. Segurar uma metralhadora e chutar bundas é a parte fácil", disse Jovovich no painel sobre essa cena específica.
Se o trailer não trazia nada de novo, Anderson compensou anunciando, logo em seguida, que passaria no telão uma cena de luta do clímax do filme, que poderia empolgar os fãs: Alice contra Jill Valentine (Sienna Guillory). Na cena, o grupo de Alice avança num caminhão sobre uma geleira quando, de repente, um submarino da Umbrella emerge e os bloqueia. Jill e Rain (Michelle Rodriguez), sob o controle da empresa, saem do submarino com Ada Wong (Li Bingbing) como refém. Elementos do quarto game da série, os vermes Las Plagas tornam Rain resistente a tiros - ela é alvejada e seu tecido se reconstitui. Enquanto isso, Jill e Alice travam uma luta com lâminas e saltos ornamentais.
A cena termina inconclusiva, não dá pra saber quem sobrevive. Anderson, de qualquer forma, diz que agora as mortes serão para valer. "É o começo do fim mesmo, muita gente morre neste filme, ninguém está seguro", promete.
O Vingador do Futuro
O diretor Len Wiseman não trouxe à Comic-Con nenhum clipe específico do remake O Vingador do Futuro (Total Recall), e sim matou parte da curiosidade dos presentes ao exibir no telão um trailer estendido com vários trechos do filme. Embora a frase mais dita no painel fosse "é muito difícil comparar este filme com o original, o tom é bastante diferente", o que chama atenção no vídeo são os momentos que justamente remetem ao filme de 1990.
O primeiro é a cena em que Douglas Quaid (Colin Farrell) descobre que tem um aparelho de rastreamento no próprio corpo. Se no original Arnold Schwarzenegger remove a bola do cérebro pelo nariz, agora Quaid identifica o aparelho na palma da sua mão. Parece um pequeno circuito com chips e fios, e a maneira de retirá-lo é cortando na lateral do pulso. Outro momento clássico é a inspeção no aeroporto. Schwarzenegger se disfarçava de mulher gorda, e agora ela está de volta na fila do raio-x! Não vou estragar a surpresa aqui, mas nesta cena Wiseman ao mesmo tempo atualiza e homenageia o longa de 1990.
Outra coisa que chama atenção no trailer é a presença ostensiva de Kate Beckinsale, explodindo tudo, dando golpes nas traqueias das pessoas e quase sempre filmada, como na cinessérie Anjos da Noite, com seu traseiro em primeiro plano. Questionada no painel sobre a responsabilidade de substituir Sharon Stone, ela diz sua personagem não é só a ex-mulher de Quaid, mas uma combinação de dois personagens. Pelo trailer estendido, dá pra entender que ela persegue Quaid até o fim do filme (no original a personagem só chegava até a metade) porque absorve também o antigo personagem de Michael Ironside, Richter, o insistente capanga de Cohaagen. Resumindo: se no original tínhamos a ex-esposa de Quaid, Cohaagen e Richter como a trinca principal de vilões, agora temos apenas a ex-esposa e Cohaagen (vivido por Bryan Cranston).
Looper
Muita gente ainda desconhece a existência desse filme, mas no painel da Sony Looper pareceu bastante aguardado pelos fãs - que na hora de fazer perguntas ao diretor Rian Johnson e ao ator Joseph Gordon-Levitt inclusive faziam menções ao filme anterior da parceria, A Ponta de um Crime, de 2005. Gordon-Levitt parece satisfeito. Ele diz que Looper foi a primeira vez em sua carreira que alguém escreve um filme pensando nele como potencial protagonista.
O trailer estendido mostrado no telão, bastante didático, explica bem a premissa da ficção científica. Joe (Gordon-Levitt) é um de muitos "loopers", matadores de aluguel contratados no presente por mafiosos do futuro. Como em 2072 é praticamente impossível matar alguém sem ser descoberto, os criminosos enviam suas vítimas ao passado para serem mortos pelos loopers. O que gente como Joe tem a fazer é simplesmente estender um lençol no chão e aguardar o cara chegar do futuro - normalmente amarrado e amordaçado - e puxar o gatilho.
A trama começa quando, na terminologia do filme, Joe tem seu "loop" fechado - seu contrato encerrado. O mafioso chefe (Jeff Daniels) envia o Joe do futuro (Bruce Willis) para ser morto pelo Joe do presente, e nada sai como planejado. Gordon-Levitt usou próteses no rosto para ficar mais parecido com Willis, e foi além. No painel, ele conta que ficou revendo os filmes do astro e separou os áudios desses filmes para ouvir no seu tocador, para pegar a entonação de Willis.
Segundo Johnson, o primeiro O Exterminador do Futuro é uma de suas referências na hora de lidar com viagens no tempo, e ele leu muito Philip K. Dick na hora de pensar no projeto e escrever o roteiro. Como o filme parece lidar com muitos outros desafios à física (gravidade zero principalmente) e previsões sombrias (o Joe velho diz à sua versão jovem que não vá para a França, e sim para a China, e seu motivo no filme parece ser ensinar o jovem a impedir algum evento no futuro), tudo indica que o escopo de Looper é bem ambicioso, embora o filme tenha cara de pequeno e independente.
Elysium
A Sony fechou seu painel com cerca de quatro minutos de cenas de Elysium, o esperado novo filme de Neill Blomkamp, diretor de Distrito 9. O sul-africano veio dizer que muitos efeitos visuais não estavam finalizado, mas o que foi visto no telão pareceu bem consistente. Leia aqui o relato completo sobre a prévia de Elysium.
Acompanhe a cobertura da Comic-Con 2012 no Omelete