"A humanidade venceu. Fim de história", resumiu Harrison Ford durante coletiva de imprensa na feira Comic-Con 2013, em San Diego, sobre a recente decisão do Supremo Tribunal dos EUA a favor do casamento gay. O assunto é revelante para o ator, pois ele protagoniza a ficção científica O Jogo do Exterminador, baseada no romance homônimo de Orson Scott Card, autor famoso pelo posicionamento ferrenho contra homossexuais.
Harrison Ford
Em um texto de 2008 muito citado, Card sugere que, se o governo dos EUA apoiasse o casamento gay, os cidadãos deveriam derrubar o governo.
Para Ford, a visão do autor sobre o casamento gay não importa no caso do filme, já que elas não existem no texto original ou no roteiro que foi adaptado. "O Jogo do Exterminador é sobre temas que são importantes hoje, que merecem ser discutidos e têm valor. O livro é sobre responsibilidade moral".
"Eu estou ciente das declarações que ele deu sobre a questão do casamento gay, mas também ouvi que ele comentou que 'perdeu a batalha', que admite que perdeu, então acho que tomos nós sabemos que vencemos, que a humanidade venceu", concluiu.
O Jogo do Exterminador tem previsão de lançamento para 1º de novembro, mesmo dia em que o longa chega ao Brasil. Gavin Hood (X-Men Origens: Wolverine) dirige.
Leia a crítica do livro O Jogo do Exterminador
Leia mais sobre Ender's Game - O Jogo do Exterminador
Acompanhe a cobertura do Omelete da Comic-Con 2013