Cena de Coringa: Delírio a Dois

Créditos da imagem: Divulgação

Filmes

Notícia

"Decepção" e "Brilhante": Coringa: Delírio a Dois divide opiniões

Filme de Todd Phillips foi exibido pela primeira vez no Festival de Veneza

Omelete
3 min de leitura
04.09.2024, às 21H42.
Atualizada em 04.09.2024, ÀS 22H45

Coringa: Delírio a Dois foi exibido pela primeira vez ao público nesta quarta-feira (4), em sessão de gala no Festival de Veneza, e dividiu as opiniões da crítica especializada. No Rotten Tomatoes, a continuação ficou com 59% de aprovação depois de 41 críticas, enquanto no Metacritic ele ficou na nota média de 54/100.

Os números refletem a divisão da crítica especializada com o filme de Todd Phillips, que tem o retorno de Joaquin Phoenix e introduz Lady Gaga, mesmo depois do filme receber 11 minutos de aplausos na Lido. Por aqui, Thiago Romariz argumenta que essa recepção é fruto da ousadia do longa. 

"A sequência não faz nenhuma concessão em relação a esse cenário criativo do filme anterior", escreve Romariz. "Phillips, na verdade, dobra a aposta no exercício de subverter o gênero de super-heróis —uma subversão que, segundo ele, se tornou a única maneira plausível de fazer um novo filme sobre o Coringa."

Opinião mais negativa vem de David Ehrlich, que na IndieWire diz que o filme parece péssimo de propósito. "Em nenhum momento o conceito de negação do prazer de Phillips se torna sofisticado ou recompensador o suficiente para justificar a agonia de assisti-lo", afirma o crítico.

No Hollywood Reporter, David Rooney concorda sobre a dificuldade de se assistir ao filme. Ele elogia o trabalho de Gaga no filme, mas diz que a sequência é narrativamente fraca e às vezes redundante.

"Phillips e o co-roteirista Scott Silver no primeiro Coringa tiveram o apoio de não um, mas dois filmes de Martin Scorsese para equilibrar a história e criar o tom. Este filme é construído mais em cima de um conceito que de uma trama sólida", diz Rooney.

Pela Vulture, Allison Willmore declara que o problema do filme é que Arthur Fleck dessa vez não é um personagem tão interessante. Ela também elogia o trabalho de Phoenix: "Ele investe bastante no personagem e no detalhe físico de uma mente angustiada".

Já Peter Bradshaw escreve no The Guardian que Lady Gaga foi pouco usada por Phillips na sequência. "A história como é construída não dá ao personagem dela muita chance de se desenvolver", diz o crítico.

Quem defende o filme é John Nugent, na Empire. O jornalista escreve que os momentos musicais ajudam a história: "A entrega não ortodoxa e direta das canções por Phoenix e Gaga vendem muito do que o roteiro leve em diálogos não consegue, mas enquanto o primeiro filme era opressivo e desesperançoso, há um tom de esperança aqui".

Além dos dois protagonistas Phoenix e Gaga, o novo longa também terá Zazie BeetzBrendan GleesonCatherine KeenerSteve Coogan Ken Leung no elenco.

Todd Phillips retorna para a direção e roteiro da sequência, trazendo consigo também o corroteirista do primeiro CoringaScott Silver. Pouco se sabe sobre a trama do longa, além da ambientação no Asilo Arkham e a inclusão de elementos musicais.

A estreia de Delírio à Dois está marcada para 3 de outubro.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.